Falando de Bola
Jogando um futebol envolvente de muita marcação e com saídas rápidas nos contra-ataques, o Coritiba deu o primeiro dos “seis passos” vencendo o Palmeiras por 2x0 na Arena Barueri
Destaque para a excelente atuação de Everton Costa, que com muita rapidez foi o responsável pelas principais jogadas de ataque do time e para o goleiro Vanderlei que mostrou muita segurança nas vezes que foi exigido
Destaques ainda para o volante Léo Gago, que controlou o jogo na meia-cancha, para o meia Davi e o atacante Leonardo, autores de bonitos e decisivos gols, e para a dupla de zaga Jeci e Emerson que praticamente não deram chances para o ataque do time paulista.
O Coritiba, de Marcelo Oliveira, continua impressionando com números significativos nesta temporada.
Além de campeão paranaense invicto com um grande saldo de gols, ter chegado à final da Copa do Brasil, marcar o significativo número de 24 vitórias consecutivas, o time Alviverde tem conseguido números bastante interessantes no Campeonato Brasileiro, números estes que não eram vistos no Alto da Glória desde a gloriosa década de 70.
O time Alviverde neste Campeonato tem o melhor saldo de gols entre os 20 times, com 14 gols pró.
Tem o terceiro melhor ataque com 52 gols, perdendo apenas para Flamengo com 57 e Inter com 53.
A defesa que não vinha mantendo uma boa média, melhorou muito, coincidentemente com a entrada de Vanderlei no gol e a manutenção da dupla Jeci e Emerson, além das boas atuações de Luccas Claro, e hoje já é a quinta defesa menos vazada da competição, tendo sofrido 38 gols.
Tem ainda a segunda melhor campanha dentro de casa, perdendo apenas para o Botafogo, que tem uma vitória a mais, porém tem também um jogo a mais dentro do Engenhão.
Dentro do Couto Pereira o Coritiba tem números impressionantes, principalmente de gols marcados. Já marcou 36 gols, que lhe dá a marca de melhor ataque “caseiro” da competição.
A defesa, dentro de casa, sofreu somente 13 gols, sendo a terceira menos vazada dentro de casa, perdendo apenas para Vasco que sofreu 11 gols e Atlético/GO com 12 gols.
Fora de casa, o Coritiba tem feito uma campanha muito fraca, que tem feito a diferença em manter o time Alviverde no meio da tabela, mas vendo a vitória contra o Palmeiras, fica a impressão de que a falta de sorte colaborou decisivamente para a baixa pontuação.
É óbvio que não foi apenas a falta de sorte, mas também vários fatores como a baixa produção de alguns atletas em várias partidas, postura defensiva e falta de ousadia em outras.
Realmente fica a impressão de que com um “algo a mais” dentro de campo, o Coritiba teria feito mais pontos fora de casa, principalmente pelo fato de que na maioria dos jogos, o Coritiba dominou a meia-cancha e teve mais posse de bola do que adversário.
Mas impressões a parte, não resta dúvida de que o Coritiba caminha no rumo certo, e que a manutenção da comissão técnica e dos principais jogadores da equipe, somados a alguns reforços poderão fazer de 2012 um ano ainda mais glorioso para o Coritiba.
Porém, o ano ainda não acabou, e o primeiro dos seis passos já foi dado. Faltam ainda mais cinco, mas se o time Alviverde mostrar a mesma vontade demonstrada nesta vitória contra o Palmeiras, não resta à menor dúvida que o Coritiba ainda poderá surpreender e alcançar uma ótima posição no campeonato.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)