Falando de Bola
A excelente campanha que o Coritiba vem fazendo neste início de temporada o credencia como um dos principais clubes brasileiros no momento.
O time vem fazendo bons jogos, conseguindo vitórias expressivas, apresentando um excelente padrão de jogo, e mesmo com o forte da equipe sendo o jogo coletivo, alguns destaques individuais começam a aparecer.
Na defesa, o zagueiro Emerson dá mostras de ser um grande zagueiro, mostrando muita firmeza e boa técnica, além de bom aproveitamento em jogadas ofensivas. Hoje é o pilar da defesa menos vazada do Campeonato Paranaense, além de ter sofrido apenas um gol em três jogos pela Copa do Brasil.
Na meia-cancha, o Coritiba apresenta o ponto forte da equipe. Jogadores hoje, como Leandro Donizete, Rafinha, Léo Gago e Marcos Aurélio teriam vaga no time titular em qualquer um dos “grandes” do futebol brasileiro.
O time ainda conseguiu revelar o volante William, que vem substituindo a altura o titular Leandro Donizete. Soma-se ainda o meia Davi, que veio para compor o elenco, após uma passagem apagada pelo Avaí e o hoje é um dos artilheiros do clube na temporada, mostrando um excelente poder de conclusão, encaixando muito bem no esquema tático de Marcelo Oliveira.
No ataque, nenhum destaque individual vem aparecendo, mas o espírito de luta e a gradual evolução de Bill merecem ser apontados. Leonardo, o outro centroavante, que era a principal esperança ofensiva da equipe, após a excelente participação na Série B em 2010, ainda não balançou as redes em 2011, e já se encontra a mais de um mês afastado por uma contusão.
Embora fazendo uma excelente campanha em 2011, é notório que o Coritiba necessita de alguns reforços, e quais seriam estas carências?
Estamos a menos de dois meses do início do disputadíssimo Campeonato Brasileiro. Além disso, o Coritiba tem tudo para fazer uma excelente campanha na Copa do Brasil, e quem sabe brigar pelo título da competição.
Passando pelo Atlético/GO, enfrentará provavelmente o Caxias/RS, onde tem tudo para se classificar as quartas-de-final, onde deve enfrentar o Palmeiras de Felipão.
E é justamente aí, que começaremos a análise das necessidades do time. O Palmeiras de hoje, não é mais o bicho-papão de outrora. Seus principais destaques são irregulares Valdivia e Kleber, mas que além de não estarem rendendo em 2011, ainda trocaram “farpas” pela imprensa e pelo twitter com o treinador, abrindo um princípio de crise no Palestra Itália.
Isso faz com que o Coritiba tenha totais condições de passar adiante, mas o detalhe é que talvez o time necessite de um reforço para o seu ataque, para poder encarar o time Palmeirense, que tem em sua defesa, o ponto forte neste início de ano.
O time, logo contará com as voltas de Leonardo e Bill, porém não se saberá em quais condições físicas e técnicas estes jogadores voltarão a atuar, principalmente Leonardo, que está a mais tempo parado.
Com o estereótipo que possuem, estes atletas necessitam estar em excelentes condições tanto físicas como técnicas para desenvolverem seu melhor futebol, o que traz a incógnita para a seqüência da temporada.
O clube ainda conta com Anderson Aquino como opção para o ataque, mas este atleta ainda está longe de poder vestir definitivamente a camisa de titular, além de não possuir a característica de atacante de referência, função primordial neste esquema de Marcelo Oliveira.
Com isso, a eventual contratação de um novo atacante traz reais possibilidades de sucesso ao Coritiba na seqüência da Copa do Brasil.
Ainda existem outras necessidades dentro do elenco Alviverde, mas sem dúvida nenhuma a contratação de um atacante, hoje é a principal necessidade da equipe.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)