Falando de Bola
Muito se fala na segurança do Edson Bastos, na qualidade do Emerson, na liderança do Pereira, na garra do Leandro Donizete, na categoria do Léo Gago, na eficiência de Davi, no craque Marcos Aurélio, na obediência tática de Rafinha e na raça de Bill.
O Coritiba é um time com vários destaques, onde vários jogadores, como os citados, estão aparecendo bem, não só para o torcedor, como também para a imprensa nacional.
Porém o Coxa, de hoje, é muito mais do que todos os jogadores citados.
O time Alviverde tem outros vários atletas, tanto os titulares Jonas e Lucas Mendes, como os “reservas” Vanderlei, Cleiton, Jeci, Maranhão, William, Anderson Aquino, Geraldo, Leonardo, Tcheco, dentre outros, que cumprem muito bem as suas funções quando entram em campo.
Percebe-se que hoje o Coritiba não tem mais só um time, mas sim um elenco, onde todos os jogadores, além de executarem muito bem suas funções táticas, são muito bem orientados pelo treinador Alviverde.
Um exemplo claro da perfeita execução tática está na função dos laterais Jonas e Lucas Mendes, dois jogadores que não aparecem tanto para o torcedor, mas que são importantíssimos no esquema 4-2-3-1 de Marcelo Oliveira.
Devido às mudanças táticas que acontecem constantemente no mundo do futebol, a visão de todos os “leigos” no Brasil, e nisso incluem-se jornalistas, cronistas e torcedores, é de que a função de laterais foi substituída pelos alas.
Dificilmente se aceita de que os laterais apóiem pouco ao ataque. E quando isso acontece chovem críticas.
E no Coritiba de Marcelo Oliveira fica claro que as críticas aos laterais são totalmente infundadas, uma vez que tanto Jonas como Lucas Mendes estão cumprindo perfeitamente a função de fazer a linha de quatro zagueiros, garantindo a segurança defensiva.
E para compensar a falta dos laterais no apoio, o técnico Alviverde escala dois meias atacantes pelo lado do gramado, que fazem a função dos antigos pontas, com a diferença de que os meias ajudam na marcação.
E é justamente o esquema tático utilizado, a qualidade e compreensão dos jogadores das funções que terão que executar dentro de campo, o excelente comando técnico e a competência do Departamento de Futebol que estão fazendo do Coritiba à melhor equipe do país nesta temporada.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)