Falando de Bola
Em uma tarde fria, fora de campo, o Coritiba venceu o Flamengo por 2x0, gols de Maranhão e Leonardo, conquistando a terceira vitória consecutiva e mantendo acessa a chama da esperança em conseguir uma vaga na Taça Libertadores da América.
Destaque para a excelente atuação de Maranhão, tanto defensivamente na marcação de Ronaldinho Gaúcho e Junior Cesar, quanto ofensivamente contribuindo com um golaço na vitória por 2x0.
Destaque ainda para o zagueiro/lateral Lucas Mendes, que a exemplo de Maranhão fechou muito bem o seu lado, não dando nenhuma chance, tanto para Léo Moura, quanto para Thiago Neves.
O atacante Leonardo também merece ser lembrado, assim como o trio de meias Rafinha, Marcos Aurélio e Davi, que fizeram uma excelente partida, principalmente ao marcar sob pressão a saída de bola do time carioca.
Há tempos atrás a defesa do Coritiba era o setor mais criticado da equipe. Os “lentos” Pereira e Jeci eram os jogadores mais visados, tanto pela crônica, quanto pela torcida, que jogavam a culpa pelos insucessos da equipe, na maioria das vezes, nas costas destes dois jogadores.
Mas, como o futebol é um esporte de reviravoltas, a boa fase atual da equipe Alviverde tem como principais responsáveis os jogadores de defesa, que vêem transformando o Coritiba em uma das equipes menos vazadas da competição, sofrendo até o momento 38 gols, o que garante o posto de terceira melhor defesa do campeonato, atrás apenas dos líderes Corinthians e Vasco da Gama.
Não ter sofrido gols contra o Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho, Deivid e Thiago Neves, melhor ataque da competição, respaldou a excelente fase que atravessa a defensiva Alviverde.
Além de importantes defensivamente, os zagueiros e laterais Alviverdes foram responsáveis por 12 dos 54 gols da equipe.
Nos últimos cinco jogos, o Coritiba sofreu apenas um gol, na vitória por 3x1 contra o América/MG.
Hoje o Coritiba se mostra um time totalmente equilibrado em todos os seus setores, tanto defensivamente sendo a terceira melhor defesa, quanto ofensivamente sendo o segundo melhor ataque do campeonato.
Dois passos já foram dados em busca da Libertadores da América.
As vitórias consecutivas em cima do América/MG, Palmeiras e Flamengo trouxeram o Coritiba de volta para o campeonato.
O próximo jogo contra o Atlético/MG, que ainda luta contra o rebaixamento, tende a ser o mais difícil para o Coritiba dos jogos que ainda restam.
Porém se o time Alviverde mostrou o mesmo futebol veloz, com qualidade e toque de bola, tem tudo para trazer uma vitória de Minas Gerais, o que colocaria o time de vez na briga por uma vaga na Libertadores, já que os três próximos jogos são em Curitiba contra o Avaí, praticamente rebaixado, o Santos, que deverá vir com seu time reserva e sem nenhuma aspiração no campeonato, e Atlético/PR, que poderá também já estar rebaixado à Série B.
Por tudo isso, o jogo contra o Galo Mineiro é o mais importante e decisivo para o Coritiba nesta reta final.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)