Falando de Bola
O jovem Dado Cavalcanti é o novo treinador do Coritiba.
Será mais um técnico que vem do Paraná Clube, assim como já tinha sido com Marcelo Oliveira em 2011.
Dado é um treinador jovem e estudioso, e seu grande feito pode ser considerado o trabalho realizado no Mogi Mirim, quando levou o time paulista às semifinais do Paulistão/2013, sendo eliminado nos pênaltis pelo Santos de Neymar.
No segundo semestre de 2013 comandou o Paraná Clube, que chegou a permanecer por várias rodadas entre os quatro primeiros da Série B, perdendo fôlego nas rodadas finais, quando o time paranista se afastou da ascensão para a Série A.
O fato de ser “teoricamente” desconhecido e jovem não causa preocupação, uma vez que o mercado de treinadores do futebol brasileiro aponta para esta tendência, vide a contratação de Enderson Moreira para dirigir o Grêmio na Libertadores de 2014. A grande preocupação talvez se deva ao comando de Dado durante a temporada e como lidaria em relação ao grupo de jogadores após uma seqüência de maus resultados. O lado positivo é que seus times costumam apresentar futebol ofensivo, regular e consistente.
Como tem sido a tônica nos últimos anos, o Coritiba não divulga lista de dispensas, fato conduzido de maneira muito inteligente e que não desvaloriza o jogador, que é uma mercadoria do clube.
Porém, a imprensa tem especulado e nomes como dos argentinos Escudero, Ibérbia e Botinelli, além de Lincoln e Julio Cesar tem aparecido como prováveis atletas que estariam de saída do Coritiba.
Esta especulação tem como fundamento os altos salários recebidos por estes atletas.
Destes jogadores eu manteria dois: Botinelli e Julio Cesar. Botinelli teve a temporada de 2013 prejudicada devido à séria contusão sofrida antes mesmo de estrear. Quando teve condições de jogo, jogou de maneira mais recuada, apesar ter atuado mais avançado até chegar ao Coritiba. É um jogador de muita qualidade e mobilidade, e pode ser muito útil na próxima temporada. Julio Cesar, apesar de nunca ter sido o “matador” esperado, com exceção da partida contra o Rio Branco, foi muito importante dentro do grupo de jogadores, além de sempre demonstrar muita vontade dentro de campo. Mais ambientado ao Coritiba e a Curitiba pode render mais em 2014.
Ainda sobre Botinelli, pode-se usar o exemplo de Everton Ribeiro, que muito queriam ver fora do Coritiba depois da sua primeira temporada pelo clube. A diretoria resolveu insistir em sua permanência e acabou transformando o atleta no principal destaque do clube em 2012.
Vanderlei, Luccas Claro, Leandro Almeida, Carlinhos, Junior Urso, William, Alex, Robinho e Deivid formam hoje a espinha dorsal do time Coxa Branca.
Com os nomes acima relacionados, faltariam apenas um lateral-direito e um atacante de velocidade para formar o onze titular do time Alviverde.
Porém, sou um dos que acham que é preciso um segundo volante de melhor qualidade na saída de bola. Com isso, Urso ou William perderiam a vaga de titular.
Mas como Robinho fez, em várias partidas, com muita qualidade a função de segundo volante, o Coritiba poderia partir para a contratação de um meia de velocidade, que pudesse fazer as jogadas de lado de campo juntamente com os atacantes, invertendo da esquerda para a direita e vice-versa, confundindo a marcação adversária.
Com Robinho de meia e dois volantes o Coritiba fica um time mais seguro defensivamente, porém com o meia atuando de volante e um meia de velocidade em seu lugar, o time Alviverde ficaria mais ofensivo, além de menos pragmático.
Léo Gago, Davi e Rafinha estariam querendo retornar ao Alto da Glória. Aliás, qual jogador, nas condições atuais destes três atletas, não gostaria de retornar para um clube como o Coritiba.
Léo Gago, depois que saiu do time Alviverde não se encontrou mais, além de Davi e Rafinha que estão atuando em países sem nenhuma tradição no futebol.
São três jogadores, principalmente Rafinha, que poderiam ser boas opções para o Coritiba em 2014. Resta saber em quais condições salariais eles viriam.
Destes três, eu traria, sem pensar duas vezes, Rafinha. E iria buscar Marcos Aurélio no Sport, que fez uma grande Série B em 2013, e poderia fazer uma excelente dupla com Alex.
Aliás, o Coritiba com Alex, Deivid, Rafinha e Marcos Aurélio poderia ter um excelente quarteto, de muita qualidade, técnica e finalização
Dos jogadores comandados por Dado Cavalcanti no Mogi Mirim e Paraná Clube, o lateral-direito Roniery, aparece como cotado para vestir a camisa do Coritiba.
É um bom jogador, com características ofensivas, mas que tecnicamente não é superior a Victor Ferraz. Para solucionar de vez a carência, o Coritiba deveria tentar um investimento maior para esta posição.
Um nome comandando por Dado no Mogi Mirim e que seria uma excelente opção para o Coritiba é o meia-atacante Roni, atualmente no Goiás, mas que teve seus direitos adquiridos pelo São Paulo após o Paulistão 2013.
A imprensa tem especulado o nome do meia Ronny, ex-Criciúma e Figueirense, que está no Palmeiras como um jogador especulado pelo Coritiba. Mas o Roni “interessante” seria o que está no Goiás e que já foi jogador de Dado Cavalcanti, o que talvez mostre que a especulação esteja “atirando” no jogador errado.
A grande notícia foi a permanência de Alex, que para quem o conhece, já era esperada.
Alex, mais uma vez, terá dentro de campo a missão de comandar o time tecnicamente, além de fora dele poder colaborar com toda a sua experiência dentro dos gramados do mundo afora, assim como mostrar para os jogadores a importância em se vestir a camisa do Coritiba.
Espera-se apenas que Alex e Deivid tenham companheiros mais qualificados tecnicamente, principalmente na parte ofensiva, para enfim, poderem fazer o Coritiba voltar a ganhar um título que não seja apenas o de campeão estadual.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)