Falando de Bola
Com a volta de Rodrigo Mancha, o Coritiba voltou a ficar encorpado em seu setor ofensivo.
O seu retorno, mesmo que temporário, provou que é de grande importância para o Coritiba nesta reta final de competição.
Com Mancha em campo, Douglas Silva voltou a mostrar um grande futebol, já que não ficou sobrecarregado na marcação, e com isso pode se aventurar no ataque. Sua dedicação foi premiada com um belíssimo gol.
Os alas Ramón e Carlinhos Paraíba, novidades no 3-5-2 de Ivo, entenderam bem as instruções do treinador, com destaque para Paraíba que além de atacar com eficiência e dar bons passes, foi seguro na parte defensiva.
Pelo lado direito, Ramón foi pouco utilizado e mostrou um pouco de dificuldades para voltar para fazer a marcação. Quando estava com a posse de bola, fechava muito para o meio, deixando de usar a lateral para tentar as jogadas de linha de fundo.
O Coritiba, com a escalação de Ramón, poderá ter sérias dificuldades defensivas pelo lado direito quando enfrentar adversários mais qualificados, principalmente pela falta de velocidade do jogador em voltar para fechar a marcação.
A zaga foi bem e cumpriu o seu papel, com Cleiton e Felipe fazendo bem a cobertura dos alas, e Rodrigo Mancha fazendo bem a dupla função de líbero e cabeça de área.
A meia-cancha foi bastante consistente principalmente na marcação com Douglas Silva e Mancha, que quando o time tinha a posse de bola adiantava-se na frente da defesa. Pedro Ken foi outro destaque e como de costume, apresentou grande obediência tática, tanto na marcação quanto para puxar os contra-ataques.
Renatinho foi mais discreto nesta partida, mas mesmo assim fez boas tabelas com Marcelinho e Marcos Aurélio, e ainda sofreu o pênalti convertido por Marcelinho Paraíba.
Na frente, Marcos Aurélio e Marcelinho Paraíba mostraram um bom entrosamento, com constantes deslocações e troca de passes, além de muita velocidade.
Com o passar dos jogos a tendência é o entrosamento da dupla ser aprimorado, transformando-se em uma arma letal aos adversários.
Porém mesmo com a boa vitória no jogo de hoje, a atuação apenas regular de Ramón, principalmente na marcação, mostrou que Ivo Wortmann deverá pensar em uma melhor alternativa para o setor.
Pedro Ken, que mesmo não querendo jogar por ali, ainda é a melhor opção, Dinélson, que pode ser testado pois possui mais velocidade e habilidade que Ramón, e Marcio Gabriel que jogando menos preocupado com a marcação poderá render muito mais, já que mostrou alguma qualidade, principalmente no Atletiba, poderá ser melhores opções do que a colocação de Ramón.
Porém, é justo explicar que Ramón não fez uma má partida, pelo contrário, mas contra um time mais qualificado e com jogadores rápidos e habilidosos pelo lado esquerdo, o Coritiba poderá ter sérios problemas defensivos por este setor.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)