Falando de Bola
Em meio à decisão do Campeonato Regional, oitavas de final da Copa do Brasil e a poucos dias do início do Campeonato Brasileiro, o Coritiba vai anunciando alguns reforços, visando fortalecer e encorpar a equipe para a seqüência da temporada.
Foram anunciados o volante França, vindo do Noroeste de Bauru (Puxando pela memória lembro que um dos grandes jogadores da história de Coritiba foi revelado pelo time de Bauru, o atacante Lela, campeão brasileiro de 1985), e o lateral direito Ayrton, que veio do Londrina.
Não conheço o volante França, mas pelo que vi no youtube e pelo que acompanhei nos textos pela internet afora, trata-se de um jogador alto, bom no jogo aéreo e que sabe jogar com a bola nos pés. Pode ser utilizado tanto como volante, quanto zagueiro, posição que iniciou a carreira. Aliás, pela qualidade no passe, que foi alçado a posição de primeiro volante.
O lateral direito Ayrton é uma das poucas alternativas que existe no mercado brasileiro para uma posição que anda extremamente carente de bons e disponíveis jogadores.
É um atleta que tem certa experiência, pois atuou em vários clubes do futebol brasileiro, alguns da primeira divisão como Bahia e Atlético Goianiense. Porém foi no Irati e agora no Londrina que apresentou um bom rendimento, o levando a ser contratado pelo Coritiba.
O seu principal recurso é a eficiência nas bolas paradas, fator que pode ser muito bem aproveitado pelo técnico Marcelo Oliveira, devido à eficiência nas bolas aéreas de alguns jogadores do time.
E Ayrton, antes do que imagina, poderá ganhar uma chance no time titular, principalmente na próxima fase da Copa do Brasil, caso o Coritiba confirme a vaga contra o Paysandu. As contusões de Jonas e Jackson devem acelerar a sua estréia no time titular.
“ É interessante ver o Coritiba voltando a apostar em jogadores do interior do futebol paranaense. Vários foram os casos de sucesso neste tipo de aposta, como por exemplo na dupla Tião Abatia e Paquito vindo do União Bandeirantes. Por outro lado já tivemos caso de jogadores que pouco se destacaram como os meias Cosme e Rogério Barbosa vindos do Matsubara e União Bandeirantes, respectivamente e do atacante Osmar, vindo do Matsubara, que fora os gols marcados em Atletiba, pouco mostrou com a camisa Alviverde.”
Outro jogador que pode estar chegando é o volante Chico, do Palmeiras, e que foi revelado pelo Atlético Paranaense.
É um jogador canhoto, que pode atuar como volante, zagueiro e até mesmo lateral-esquerdo e que será importante nos jogos do Campeonato Brasileiro, principalmente nas partidas fora de casa, quando Marcelo Oliveira precisar melhorar a estrutura defensiva do time.
É um atleta alto, que deixará ainda mais forte as bolas aéreas defensivas e ofensivas da equipe de Marcelo Oliveira.
Com os recentes anúncios do lateral Ayrton e dos volantes Sérgio Manoel e França, além de Chico, que deve ser anunciado nos próximos dias, o Coritiba fortalece seu grupo, mesmo com a incredulidade de alguns torcedores e da crônica paranaense.
É óbvio que ainda existem algumas carências no elenco, como a lateral esquerda e o comando de ataque, por exemplo, mas o fato é que o Coritiba vai aproveitando a oportunidade e trazendo jovens jogadores que se destacaram em seu campeonato e que eram visados por outros clubes, como é o caso de França e Sérgio Manoel.
Não acredito também que os quatro jogadores anunciados sejam os quatro possíveis reforços anunciados pelo presidente Vilson de Andrade.
Seria muito ingênuo acreditar que o Coritiba pararia por aí, e que dos quatro reforços prometidos, que chegariam para serem titulares, três deles seriam volantes, dos quais duas jovens revelações, com 21 anos.
Seria mais ingênuo ainda acreditar que a quarta contratação seria de um lateral direito, posição que não estava carente, na época da entrevista do presidente não, já que possuía dois atletas Jonas e Jackson, em condições de física.
Prefiro acreditar que inteligentemente o Coritiba, diferente de anos atrás, tem aproveitado as boas oportunidades que o mercado tem a oferecer, trazendo jovens jogadores que possam dar retorno ao clube, não só dentro de campo, como também fora dele, fator primordial para equilibrar as finanças do clube.
Além disso, fica evidente que a afirmação de jovens como Rafael Silva e a chegada ao grupo principal de revelações como Thiago Primão deixarão o grupo ainda mais forte e com mais opções para Marcelo Oliveira montar sua equipe.
Mas para que a equipe tenha condições de fazer um excelente campeonato brasileiro e também, quem sabe, disputar novamente o título da Copa do Brasil, é necessário que cheguem jogadores, no mínimo mais dois, de reconhecida qualidade técnica e tática. E não tenho dúvidas que a diretoria e comissão técnica Alviverde também tenham consciência destas necessidades e que estejam trabalhando para fazer o Coritiba ainda mais forte.
A contratação de mais três volantes, elevando para dez o número de jogadores no elenco para esta posição é uma medida importante no sentido de deixar o Coritiba com peças de reposição para a maratona que será o Campeonato Brasileiro.
Soma-se a isso uma posição onde o jogador tem um alto nível de desgaste durante as partidas e alto número de suspensões por cartões, sejam eles amarelos ou até mesmo vermelhos.
Além disso, o grande número de volantes mostra também que Marcelo Oliveira poderá utilizar, em alguns jogos, a formação com três volantes, principalmente nas partidas fora de casa.
Com esta opção, poderá colocar um volante fixo centralizado, e volantes pelos lados direito e esquerdo, que além de defender façam a função de carregar a bola ao ataque, dando a opção de saída de bola dos zagueiros e do volante centralizado.
Jogadores como Sérgio Manoel e Gil, que fazem muito bem o corredor, poderão ser extremamente úteis para fazer este esquema funcionar.
Na atual estrutura tática em evidência no futebol brasileiro, a opção por volantes polivalentes pode ser uma boa alternativa tática para as equipes, pois fortaleceria a marcação sem deixar de lado a ofensividade, principalmente pelos lados do campo.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)