Falando de Bola
Hoje, em entrevista coletiva, o presidente eleito do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade anunciou algumas medidas em relação ao elenco de jogadores do Coritiba.
Algumas contratações, outras renovações e a saída de Leandro Donizete, um dos principais jogadores da equipe nos últimos três anos.
Dentre os novos jogadores anunciados, destaque para o meia Lincoln, que estava no Avaí. Jogador de boa técnica, liderança e muita experiência, tem tudo para ser o grande maestro do Coritiba dentro de campo na próxima temporada.
Chegam ainda o volante Junior Urso, também do Avaí, um marcador implacável, de bom passe, que será uma excelente opção para Marcelo Oliveira e o meia Renan Oliveira, revelação do Atlético MG, que tem várias passagens pelas seleções brasileiras de base.
Renan Oliveira é um meia de características de armação, mas que sabe concluir em gol. Joga mais centralizado, mas pode atuar também como um segundo atacante junto com o homem de referência. Deverá ser muito útil para o Coritiba.
Já os jovens Jackson, lateral-direito que fez um excelente campeonato pela equipe mineira do Boa Esporte e Lima, volante, vindo do Fluminense, ainda podem ser considerados apostas, mas passaram por criteriosa avaliação do Departamento de Futebol do Coritiba e podem ser gratas surpresas durante o próximo ano.
Para finalizar ainda tem o atacante Marcel, contratado no ano passado, mas que ainda não fez sua reestréia com a camisa do Coritiba.
As renovações anunciadas já eram esperadas, porém é de forma surpreendente que o Coritiba se mostra grande e consegue anunciar a renovação por três anos do selecionável zagueiro Emerson e do meia Rafinha, principais jogadores do elenco.
Isso mostra a grande diferença do trabalho hoje realizado pelo Coritiba, que deixa de ser uma prateleira para empresários desfilarem suas mercadorias, para se consolidar como uma das forças do atual futebol brasileiro.
As outras renovações, Edson Bastos, Pereira e Jeci, todas pelo período de um ano também podem ser consideradas uma grande medida da diretoria.
Edson Bastos tem um histórico de títulos com a camisa Alviverde e com certeza mostrará competência quando o Coritiba precisar dos seus serviços.
Já Pereira, além de ser um excelente zagueiro, é também o principal líder do elenco e o jogador mais respeitado pelos próprios atletas dentro do grupo de jogadores.
Em uma das conversar com Felipe Ximenes, ele sempre exaltou Pereira, classificando-o como um dos atletas de maior caráter que ele já trabalhou dentro do futebol.
O último é o capitão Jeci, que terminou em alta a temporada, tendo um desempenho até melhor do que o selecionável Emerson.
Sobre o capitão Alviverde vale até um parênteses. Sempre fui um dos críticos de seu futebol, porém pelo que demonstrou no final do campeonato e pela dedicação e raça com a camisa do Coritiba, Jeci merece muito esta renovação.
Falta apenas agora a renovação do meia Tcheco, outro líder do elenco e jogador importantíssimo tanto dentro como fora de campo.
A única saída anunciada será muito sentida. Tanto pelo seu desempenho dentro de campo, mas principalmente pela sua identificação com o Coritiba.
Dentro de campo, seu futebol será substituído por William, que vem pedindo passagem e tende a evoluir assumindo de vez a titularidade.
Mas fora de campo, restará a admiração da torcida pela dedicação que Leandro Donizete vestia a camisa Alviverde.
Que fará falta não resta a menor dúvida, porém se tem algum jogador deste elenco Coxa que merece todo o sucesso no futebol, esse é LEÃOdro Donizete.
Diferentemente de épocas não tão longínquas assim, quando a cada começo de ano um novo time era formado, com anúncio de dispensas e contratações, o Coritiba mantém a base, faz contratações pontuais, segura seus principais jogadores e dá indícios que pode ter um 2012 ainda melhor do que o ano que está terminando.
Alguns reforços ainda podem chegar, outros jogadores, como Jonas e Marcos Aurélio podem sair, mas enquanto isso não acontece, o time Alviverde tem uma bela base e muitas opções para formar seu time:
Vanderlei, Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes; William, Léo Gago, Lincoln, Rafinha e Marcos Aurélio; Marcel.
Um excelente time, sem dúvida e que poderá ficar ainda mais forte.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)