Falando de Bola
Ao navegar por alguns sites que falam sobre futebol em busca de notícias sobre os clubes das Séries A e B do futebol nacional, uma notícia me chamou a atenção e me trouxe a idéia para este post.
O Sport/PE que hoje disputa a segunda divisão do futebol nacional e que para muitos, inclusive torcedores do próprio Coritiba que costumam desvalorizar as coisas do clube, está no mesmo nível do time Alviverde, está prestes a anunciar a contratação do atacante Nunes, atualmente no Botafogo/SP.
Nunes é aquele mesmo do episódio do extintor de incêndio, onde juntamente com o atacante Luis Carlos, que depois ganhou a alcunha de “bombeiro, foi o responsável por uma algazarra nos corredores de um hotel em Maringá, episódio que ocasionou o afastamento dos dois atletas.
Mas o que o jogador Nunes, que já passou pelo Coxa e não deixou saudades tem a ver com esta coluna?
Tudo, diria este colunista.
A contratação de Nunes pelo Sport/PE é apenas um dos exemplos da escassez de bons jogadores no mercado brasileiro e mostra também a diferença do Coritiba de hoje para o Coritiba de ontem.
Isto sem comentar outras contratações de clubes como Flamengo, Vasco, Palmeiras, entre outros.
Antigamente o Coritiba saía ao mercado como um “touro enlouquecido” pegando o que via pela frente e trazia jogadores sem a mínima condição de fazer parte do grupo de jogadores do clube.
Jogadores chegavam e saíam às pencas e times eram formados novamente a cada final de estadual, chegando ao campeonato brasileiro sem um time base e o mínimo de entrosamento.
Nunca me esqueço de um episódio recente da história do clube, mais precisamente em 2008, quando um ex-conselheiro e diretor, chegou para mim e disse:
Honório, estou indo para Mirassol para trazer um lateral-direito que joga muito e que fará história com a camisa do clube, se chama Alex Silva.
Eu que não tinha poder nenhum para convencê-lo do contrário, apenas abaixei a cabeça balançando-a negativamente em sinal de reprovação.
Bem, o final da história de Alex Silva todos conhecem ou a maioria nem lembra tamanha a deficiência técnica do jogador e a importância deste atleta na história do clube. Isto mostra que o diretor conhecia tanto de futebol quanto eu conheço de física quântica.
Mostra também o quão amadorístico já foi o departamento de futebol do clube que trazia jogadores sem nenhuma condição apenas por indicação de empresários, de amigos, de “vi jogar ou falar”, enchendo a prateleira e onerando os cofres do clube.
Ao analisar friamente todas as equipes da Série A, vejo que apenas Atlético Mineiro, Santos, Corinthians, Fluminense, Internacional e Grêmio e talvez o Cruzeiro, que vem investindo pesado, possuem atualmente elencos melhores que o Coritiba.
Times tradicionais como Flamengo, Botafogo, Vasco da Gama, São Paulo, e que em todo começo de campeonatos brasileiros são postulados a posições superiores na tabela ao time paranaense, possuem um elenco abaixo do que Marquinhos Santos tem a sua disposição.
Hoje o Coritiba tem em seu elenco um craque como Alex e jogadores do porte de Leandro Almeida, Emerson, Rafinha, Lincoln, Botinelli, Deivid, Keirrison, atletas que seriam muito bem aproveitados nas grandes equipes do país.
Somam-se a eles jogadores muito úteis e comprometidos que fazem parte do elenco Alviverde.
É óbvio que o Coritiba tem jogadores, que para alguns torcedores, não tem condições de vestir a camisa do time. Opiniões como essa sempre vão existir, até porque a unanimidade não existe, mas pergunte para os torcedores de qualquer grande clube do futebol brasileiro se eles estão satisfeitos totalmente com o elenco do seu time.
O que o Coritiba precisa fazer, e tenho certeza de que a diretoria tem o mesmo pensamento, é encontrar atletas que venham para serem titulares, para agregar e trazer ainda mais qualidade ao time que tem em Alex a sua principal figura.
O mercado está escasso, contratar um jogador de qualidade atualmente é muito mais complicado, mas o lado bom é que é preciso muito pouco para deixar o time em condições de almejar, no mínimo, uma vaga na Libertadores da América de 2014.
O lado bom de ler uma notícia como da contratação de Nunes pelo Sport/PE é que este tempo já passou e o Coritiba hoje está em outro nível.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)