Falando de Bola
Deixando o Campeonato Paranaense um pouco de lado, o Coritiba vai até Salvador para enfrentar o Bahia, em jogo válido pela 2º fase da Copa do Brasil.
A partida será disputada no Estádio de Pituaçu, que deverá receber um grande público, neste jogo que marcar o embate entre dois clubes que já foram campeões brasileiros.
O vencedor deste confronto enfrentará na fase seguinte a equipe que se classificar do duelo entre Santos x CSA, com amplo favoritismo para a equipe paulista.
Bahia: time experiente e de qualidade
O time baiano vem fazendo um bom início de temporada no seu campeonato regional. Mesmo com a derrota por 4x0 na ultima rodada para o Ipitanga, quando jogou com um time misto, o Bahia vem muito motivado para enfrentar o Coritiba.
O Estádio de Pituaçu será uma grande arma da equipe baiana para tentar fazer um bom resultado na primeira partida. Este estádio tem se transformado em um verdadeiro alçapão aos adversários e como conseqüência disso, o Bahia tem conseguido o aproveitamento de 100% até o momento nos jogos disputados em casa.
O clube baiano conta com vários nomes conhecidos em seu elenco, como o goleiro Marcelo, ex-Corinthians, os laterais Patrício e Rubens Cardoso , ambos com passagem pelo Coritiba, os zagueiros Nen, ex-Palmeiras, Evaldo, ex-Coritiba, os volantes Leo Medeiros, ex-Flamengo e Elton, ex-Atlético/MG, os atacantes Beto, ex-Fluminense, Cadu, ex-Coritiba, Alex Terra, ex-Goiás, e Rafael Silva, ex-Corinthians.
Destaque ainda para o lateral-esquerdo Ávine e para o atacante Paulo Roberto, jovens revelações do time baiano, e para o meia Helton Luis, jovem valor vindo do Náutico e que tem sido o principal articulador das jogadas de ataque da equipe.
Mas o grande destaque do time na temporada vem sendo o atacante Reinaldo Alagoano, que foi contratado junto ao Cruzeiro, e é o principal artilheiro do Bahia até o momento.
O clube anunciou nesta semana a contratação do atacante Joãozinho, ex-Cruzeiro, A. Paranaense, Ipatinga, e que já fez sucesso no futebol baiano defendendo as cores do Vitória. Porém este jogador só deverá ser aproveitado na partida que será disputada no Couto Pereira.
Além de Joãozinho o Bahia anunciou também a contratação do lateral-direito Dedê, junto ao Ceará, e do meia Alex Maranhão, que estava no futebol chinês.
O técnico Alexandre Gallo deverá mandar a campo a seguinte equipe:
Marcelo, Patrício, Evaldo, Nen e Rubens Cardoso; Leandro, Elton, Léo Medeiros e Hélton Luiz; Beto e Reinaldo Alagoano
Coritiba: será preciso suar a camisa
O time de Ivo Wortmann precisará mostrar mais futebol, disposição e organização tática do que vem apresentando nas últimas partidas se quiser passar pelo adversário baiano.
Talvez o confronto contra o Bahia marque o confronto contra o adversário mais qualificado e experiente que o Coritiba enfrentará até o momento.
Para esta partida, Ivo não contará com o meia Carlinhos Paraíba, que vem atuando deslocado pela ala-esquerda. Em seu lugar deverá atuar Douglas Silva, que vem atuando como volante desde 2007, quando foi colocado nesta posição por René Simões.
Na meia-cancha no lugar de Douglas, o treinador Alviverde dará uma chance ao garoto William, visando aumentar a pegada no meio, artifício que será extremamente necessário, principalmente em função do bom futebol apresentado por Helton Luiz.
Descontente com as atuações de Ramón pelo lado direito, Ivo promove a volta ao time titular do displicente Marcio Gabriel, que tem a chance de se redimir com a torcida, após o gol perdido contra o J. Malucelli.
O restante da equipe deve ser a mesma que empatou com o J. Malucelli, formando o time de Ivo Wortmann com:
Vanderlei; Cleiton, Mancha e Felipe; Marcio Gabriel, William, Pedro Ken, Renatinho e Douglas Silva; Marcos Aurélio e Marcelinho Paraíba.
A grande arma Alviverde deverá ser a velocidade
Como a zaga formada por Evaldo e Nen possui como principal característica desfavorável a lentidão, o esquema de jogo do Coritiba deverá se basear em contra-ataques com alta velocidade.
Os constantes deslocamentos e infiltrações de Renatinho, Marcelinho Paraíba e Marcos Aurélio, além do apoio de Marcio Gabriel pelo lado direito deverão ser as principais armas do Coritiba, para tentar sair de Salvador com um resultado positivo, dando tranqüilidade para o jogo da volta no Couto Pereira.
Mas para isso será importante que os jogadores Alviverdes mantenham a tranqüilidade no começo da partida e também ao trocar passes, pois se esse fundamento estiver sendo executado com precisão, serão maiores as chances do time encaixar os contra-ataques.
Se o Coritiba evitar a pressão baiana na primeira meia-hora de partida, o time tem tudo para trazer um bom resultado de Salvador.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)