Falando de Bola
A vitória de 3x0 frente ao Asa de Arapiraca trouxe ao torcedor Alviverde algumas lembranças do time que encantou o Brasil no primeiro semestre de 2011.
A marcação da saída de bola do adversário executada por Anderson Aquino, Roberto, Rafinha e Lincoln e a troca de passes e movimentação de Anderson Aquino e Everton Ribeiro no terceiro gol do Coritiba mostraram que o time Alviverde, com algumas contratações, tem boas condições de fazer uma excelente temporada em 2012.
Ainda existem alguns velhos defeitos, principalmente na lateral esquerda, onde Eltinho não consegue apresentar uma seqüência de bons jogos, apesar de ter assumido há pouco tempo a função de Lucas Mendes, mostrando que o lado esquerdo da defesa Alviverde ainda se encontra carente de um jogar mais preparado para a posição.
Lincoln, tão criticado pela torcida, ainda está longe de apresentar um futebol mais convincente, mas mostrou muita disposição contra o Asa, ajudando na marcação da saída de bola adversário e marcando os volantes.
Geralmente a torcida Coxa reclama do “pragmatismo” de Marcelo Oliveira, principalmente nas substituições, quando na maioria das vezes as substituições são sempre as mesmas.
No jogo contra o Asa, Marcelo Oliveira surpreendeu a torcida Alviverde quando optou por Gil para entrar no lugar do volante William, quando o mais esperado, até pelo histórico do treinador, seria a entrada de Junior Urso.
Com Gil em campo, Marcelo Oliveira surpreendeu novamente o torcedor ao deslocar Jonas para atuar como volante, deixando Gil para fazer o corredor pelo lado direito.
O mais desavisado torcedor Coxa poderia entender como uma “loucura” do treinador, porém a mudança tática tem sua razão.
Jonas, que iniciou sua carreira como volante, foi deslocado para o meio-campo para ajudar na marcação, pois marca melhor que Gil, mas também para aumentar a estatura do meio, visando sempre rebater de cabeça as saídas de bola do adversário.
Com isso, Gil, que faz muito bem o corredor pela direita, foi para o lado do gramado, para dar mais ofensividade e velocidade ao time pelos flancos.
Com o jogo praticamente ganho, apesar do perigoso placar de 2x0, Marcelo resolveu dar gás novo a equipe, colocando o criticado Junior Urso como volante e Everton Ribeiro pelo lado esquerdo.
Com isso Jonas voltou a lateral, Gil trabalhou como ponta direita e Everton Ribeiro como ponta esquerda, deixando Rafinha, Tcheco e Anderson Aquino flutuando pelo gramado.
A mudança logo deu resultado, com o bonito gol marcado por Everton Ribeiro e na parte defensiva Junior Urso deu segurança na cabeça de área, evitando as chegadas dos meias do adversário.
Surpreendentemente o próximo adversário do Coritiba é o Paysandu, o tradicional “Papão da Curuzu”, que eliminou o favorito Sport/PE, com uma goleada de 4x1 em Recife.
A classificação do “Papão” teoricamente foi excelente para o Coritiba, que não precisará enfrentar um oponente da primeira divisão, mas principalmente um adversário que viria com Marcelinho Paraíba louco para mostrar serviço contra sua ex-equipe.
O time paraense é jovem e tem jogadores rápidos em sua meia-cancha. No ataque, o veterano Adriano Magrão e Rafael Oliveira, que estava na Portuguesa, são jogadores que merecem ser vigiados de perto. O time ainda tem no banco o lépido e baixinho Helinton, autor de dois gols contra o Sport, na última partida.
Outro destaque é o ala Yago Picachu, que vem aparecendo muito bem nesta temporada.
Além do bom time do Paysandu, o time Coxa-Branca enfrentará muitas dificuldades no clima quente e úmido de Belém, e também a pressão da fanática torcida paraense, que deverá lotar o Mangueirão.
Na próxima semana, o Blog Falando de Bola fará um post comentando sobre alguns jogadores, do campeonato paulista e também de outros campeonatos e que poderiam ser úteis ao Coritiba para a sequência da temporada.
O principal destaque da lista é um segundo volante que atua em um time do interior paulista e tem nome de um jogador famoso já aposentado. Este atleta vem fazendo excelentes exibições com a camisa do seu time e poderia encaixar perfeitamente no Coritiba.
Mais detalhes na próxima semana.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)