Falando de Bola
Alguns podem achar um pouco prematuro entrarmos nesta discussão, uma vez que o time ainda não alcançou totalmente o seu objetivo nesta temporada.
Outros podem achar que já é hora sim de procurar um novo treinador, para que não aconteça o mesmo que o começo do ano do centenário, quando na falta de opções a diretoria optou por trazer Ivo Wortmann.
Mas a realidade é que a partir do final de novembro, o técnico Ney Franco vai embora para a seleção Sub 20 e o Coritiba não terá mais o seu treinador.
O fato é que se publicamente o técnico Ney Franco já fala em reuniões de planejamento com Mano Menezes, não há nada de errado em discutirmos por aqui em relação novo treinador Alviverde.
Quanto a uma possível perda de foco em relação ao objetivo principal (voltar a Série A) ao falar sobre o futuro técnico, quem tem que pensar nisso é a diretoria, já que o treinador atual já fala de seu futuro trabalho.
E qual seria o perfil ideal do novo treinador do Coritiba?
A maioria das torcida acha que o treinador ideal para o Coritiba é originário do sul do País, pelo estilo de jogo Coxa-Branca.
Os gaúchos Enio Andrade (saudoso campeão brasileiro), Valdir Espinosa, Bonamigo, Ivo Wortmann (em sua primeira passagem), fizeram grandes campanhas pelo Coritiba.
Por outro lado, o gaúcho Luiz Felipe Scolari, teve uma péssima passagem pelo Coritiba em 1991.
E o Coritiba teve ainda técnicos campeões vindos de outros estados com o paulista Elba de Pádua Lima, mais conhecido por Tim, os cariocas Abel Braga e Edu Coimbra e atualmente o mineiro Ney Franco, todos com excelentes campanhas.
Isso desmistifica um pouco o fato de técnicos sulistas serem ideais para treinar o Coritiba.
Outra alternativa buscada pelo torcedor seria os nomes consagrados. Um nome sempre lembrado é o do curitibano Levir Culpi, atualmente treinando o Cerezo Osaka, do Japão.
Para trazer um técnico como Levir Culpi o Coritiba precisa dispor de muito dinheiro, uma vez que além de estar fora do país, Levir é um técnico bastante concorrido e sempre surge como alternativa quando um grande do futebol brasileiro perde seu treinador.
Um fato que pode atrapalhar ainda mais a vinda de um treinador como Levir é o fato de estar há um bom tempo atuando fora do Brasil, e pode levar um tempo para se adaptar e implantar sua filosofia de jogo, vide as dificuldades que Felipão está enfrentando no Palmeiras.
Levir seria uma excelente opção, mas a relação custo-benefício teria que ser muito bem analisada.
Outras opções seriam técnicos emergentes no futebol brasileiro, como Silas, atualmente treinando o Flamengo, mas que deverá ser demitido dando lugar a Wanderlei Luxemburgo.
Silas, que já foi auxiliar de Zetti no Paraná Clube, fez grande campanha com o Avaí em 2009 e foi campeão gaúcho com o Grêmio em 2010. Porém no Flamengo não vem desenvolvendo um bom trabalho, ganhando apenas um jogo até o momento.
É um treinador estudioso e com um grande conhecimento de futebol, mas que demonstrou imaturidade ao criticar publicamente o zagueiro Jean pelo gol contra no empate contra o Goiás.
Os inúmeros “técnicos interinos” disputando o campeonato brasileiro mostram como está difícil buscar um bom treinador no mercado.
Atualmente Avaí, Ceará, Santos, Grêmio Prudente e Vitória, além do São Paulo que só agora anunciou o seu treinador, estão sendo dirigidos por pessoas que já estavam no clube.
E é justamente aí que pode estar à solução para o Coritiba iniciar 2011.
Não estou falando do eterno Dirceu Krueger, mas sim de Marquinhos Santos, técnico da principal categoria de base do clube e que vem desenvolvendo um excelente trabalho, que culminou com a conquista da Taça Belo Horizonte, em 2010.
Técnico jovem e de boa capacidade, Marquinhos poderia ser testado no Campeonato Paranaense, tendo tempo suficiente para mostrar se tem cacife para treinar a equipe principal.
O técnico ideal não é aquele que manda em tudo e em todos, como Luxemburgo e Leão, mas sim aquele que trabalha em equipe, que tem um bom relacionamento com diretores, e que sabe escutar uma opinião de valor, e deve ser justamente nesta linha que o Coritiba deve ter seu futuro treinador.
E você amigo COXAnauta, qual seria sua opção para o comando técnico do Coritiba?
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
twitter.com/rhonorio
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)