Falando de Bola
Alex, Lincoln, Rafinha e Julio Cesar.Esse será o quarteto ofensivo que Marquinhos Santos colocará para atuar frente ao Paranavaí.
Soma-se a eles o meia Robinho, um dos destaques do time até o momento, que atuará mais recuado, fazendo a função de segundo volante.
Do quarteto, apenas Julio Cesar pode não se considerar titular absoluto da posição, uma vez que o comando de ataque é ocupado por Deivid, um dos principais, senão o principal, responsável pela manutenção do Coritiba na primeira divisão.
Lincoln, apesar de não vir figurando no time titular, terminou muito bem a temporada passada, e a sua ascensão ao time titular naturalmente ocorreria quando estivesse em melhores condições físicas.
Com Lincoln e Alex juntos, o Coritiba ganhará muito em criatividade no setor de meia-cancha, além de experiência. E jogadores de qualidade podem atuar perfeitamente ao mesmo tempo, mesmo que, para alguns, tratem-se de jogadores com características parecidas.
A diferença talvez possa passar pela disposição tática que o Coritiba deverá atuar com esta formação.
William continuará sendo o volante centralizado. Robinho atuará pelo lado direito, ajudando na marcação e subindo ao ataque quando o time tiver a posse de bola. Rafinha jogará como atacante pelo lado esquerdo, mas deverá voltar marcando por este lado quando o Paranavaí tiver a posse da bola, tentando conter os avanços do bom lateral Hesdras, destaque do time do noroeste do estado.
Lincoln e Alex deverão jogar próximos, procurando as tabelas. A diferença é que Lincoln jogará mais recuado, atuando como um autêntico armador, enquanto Alex jogará mais próximo do gol, como um ponta de lança.
O fato do atacante Julio Cesar se movimentar, procurando os lados do campo, abrirá os espaços para que Lincoln, e principalmente Alex cheguem para concluir dentro da área adversária.
Com este esquema de apenas um volante, os laterais Patric e Eltinho deverão descer ao ataque com mais raridade.
Este formato de jogo e a escalação desta meia-cancha deverão ser a tônica do Coritiba até o final do campeonato paranaense.
Marquinhos Santos ainda terá para a seqüência do campeonato as presenças de Gil e Sérgio Manoel para disputar uma vaga nesta meia-cancha, caso opte por uma formação mais forte fisicamente e de maior poder de marcação.
Neste caso, os candidatos a saírem seriam Robinho ou Lincoln, dependendo muito do comportamento técnico e tático destes atletas nas próximas partidas.
Este desenho tático ficará ainda mais fortalecido com as voltas dos laterais Victor Ferraz e Denis, jogadores que acabaram a temporada passada como titulares e que já estão adaptados ao sistema de jogo imposto pelo treinador.
Aos poucos o Coritiba vai se moldando definitivamente para a seqüência da temporada.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)