Falando de Bola
A notícia que grande parte da torcida Alviverde esperava que acontecesse foi confirmada na tarde desta segunda-feira.
Em nota oficial a diretoria confirmou a demissão do técnico Ivo Wortmann, após a derrota em casa para o Irati, que alijou o time Alviverde da disputa do título estadual.
Ivo que não era a primeira opção da direção de futebol quando foi contratado, ficou quatro meses no comando do Coritiba, onde conseguiu 12 vitórias, 6 empates e 5 derrotas.
O time do Coritiba apesar de ter bons jogadores em seu elenco, não conseguiu em nenhum momento desta temporada apresentar um padrão de jogo.
Ivo tentou implantar sem sucesso o 4-4-2 e também o 3-5-2, com ambos os esquemas fracassando.
Após a vitória por 3x0 frente ao Paranavaí todos achavam que o time Alviverde iria engrenar na competição e chegaria como favorito. Isso não aconteceu, pois logo o time teve sérias dificuldades para ganhar do Cianorte e para empatar com o J. Malucelli.
Depois a vitória por 2x0 frente ao Paraná Clube deu novo ânimo ao time, e uma formação, sem Pedro Ken, que parecia próxima do ideal.
Porém logo veio um sofrido empate por 0x0 contra o Bahia, em casa, e uma derrota para o Irati, também em casa, que jogou por terra todos os planos da comissão técnica, restando apenas a frustração da torcida Alviverde, que vê o seu maior rival estar bem perto do título estadual no ano do centenário Alviverde.
Nomes cogitados
Alguns nomes começam a ser ventilados, porém nenhum de maneira oficial. Dentre eles três se destacam: Celso Roth, René Simões e Renato Gaúcho.
Dos três nomes o que mais agrada boa parte da torcida é do “mestre” René Simões, que levou o Coritiba a ser campeão da Série B, em 2007.
Celso Roth, recém demitido do Grêmio, tem boas referências do craque Alex, que já trabalhou com este treinador no Palmeiras.
Já Renato Gaúcho é um treinador da nova geração e trabalhou apenas no futebol carioca, tendo como sua maior conquista a Copa do Brasil de 2007 pelo Fluminense e o vice-campeonato da Taça Libertadores em 2008.
Opinião
Vou em contrário do que pensa a maioria da torcida Alviverde e gostaria de ver Renato Gaúcho como treinador do Coritiba.
Renato foi um grande jogador e sabe como poucos como tratar os “boleiros”. Não trabalha visando agradar ninguém e gosta de dar declarações polêmicas a imprensa, mexendo com o brio de dirigentes, jogadores e torcedores.
No jogo do Vasco contra o Coritiba, no segundo turno do Brasileirão, deu um nó tático no Dorival Junior, na vitória vascaína por 2x0, dentro do Couto Pereira.
Como o elenco do Coritiba possui bons jogadores, que parecem estar adormecidos, acredito que um treinador polêmico como Renato possa levantar o moral dos jogadores Alviverdes.
Em relação a René Simões, acho que ele é treinador para tiro curto, pois os “boleiros” não são muito adeptos do seu estilo filosófico de ser. Temo que um mau trabalho em 2009, possa arranhar sua imagem junto a torcida Alviverde.
Ainda sou partidário da sua vinda para ser o coordenador de futebol Alviverde.
Quanto a Celso Roth não o acho um mau treinador, porém o Coritiba precisa de novidades e também mudar um pouco o estilo de jogo da equipe, o que não aconteceria com esse treinador por ter estilo semelhante a Ivo Wortmann.
Para finalizar é importante lembrar que só a troca do comando técnico não será suficiente para fazer o Coritiba mais forte.
É preciso também acertar as coisas fora de campo, e também dentro do grupo de jogadores.
Já passou da hora do presidente Jair Cirino estar mais atento ao que está acontecendo ao seu redor.
Não é só a inexperiência diretiva que pode atrapalhar o Coritiba em 2009.
E para você amigo COXAnauta, qual seria a melhor opção para treinar o Coritiba?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)