Falando de Bola
Mais uma importante vitória, e o Coritiba segue firme rumo a Série A.
Apesar do susto após estar vencendo por 2x0, a equipe Coxa-Branca mostrou maturidade suficiente para vencer o Bragantino no acanhado estádio Nabi Abid Chedid.
Destaque principal para o versátil Enrico, que mostrou um grande futebol, além de categoria no primeiro gol e oportunismo no segundo.
Além de estar vencendo os seus jogos, o Coritiba tem contado com a sorte e ainda a incompetência de seus principais adversários neste campeonato.
O Sport/PE, que vinha em franca ascensão, perdeu seus dois dos seus últimos três jogos em casa, para Bahia e Ipatinga. O time mineiro, último colocado na tabela venceu seu primeiro jogo fora de casa na Série B.
O Figueirense, após liderar a competição, atravessa um momento de instabilidade e não foi páreo para o Vila Nova, perdendo o jogo em Goiânia por 3x1.
O próprio Bahia, que apesar de vencer, apertado, o Guaratinguetá na última rodada, andou perdendo de goleada, em Salvador, para o fraco Icasa.
O América/MG é o único que mostra certa regularidade dos citados que ainda brigam pela classificação, principalmente nos jogos disputados em casa. E é justamente os jogos em casa que serão o grande trunfo do América para conseguir o acesso, já que ainda terá confrontos diretos contra Bahia e Sport/PE, em Minas Gerais.
Já Times como Náutico, Ponte Preta, São Caetano e Portuguesa que poderiam ser candidatos ao acesso vão perdendo o fôlego e não devem mais brigar pelas vagas à Série A.
Qual time hoje no Brasil tem jogadores como Tcheco, Dudu e Marcos Aurélio como opções no banco de reservas?
Tcheco e Marcos Aurélio foram decisivos no jogo contra o Bragantino, principalmente o primeiro que cobrou com maestria a falta na cabeça de Cleiton, no terceiro gol Alviverde.
Já Marcos Aurélio sofreu o pênalti, que infelizmente Leonardo perdeu, quase complicando uma partida que se desenhava tranqüila desde o início.
Parabéns a diretoria, principalmente a Felipe Ximenes, que montaram um bom elenco para a Série B.
A ressalva fica apenas no fraco futebol demonstrado pelos alas. Imaginem o Coritiba com bons jogadores pelos lados do campo. Aí ninguém segurava.
Será que existe algum torcedor com saudade do gringo Ariel, após ver as boas partidas de Leonardo?
A saída de Ariel foi extremamente benéfica ao Alviverde, já que o novo centroavante se mostra mais técnico e participativo das jogadas de ataque.
Leonardo, além de fazer bem a função de pivô (comprovada no excelente passe para o primeiro gol de Enrico), sabe jogar com a bola nos pés e abre espaços para seus companheiros, criando jogadas de gol (como no segundo gol de Enrico).
Talvez o único, porém em suas atuações, seja o fato de sair muito da área para buscar a bola.
O Coritiba tem tudo para se firmar ainda mais na liderança na próxima rodada.
O jogo contra o América/RN, no Couto Pereira, teoricamente deve garantir mais três pontos ao Alviverde, mas é preciso entrar ligado e não vacilar.
O time de Natal, apesar de não fazer boa campanha (luta para escapar do rebaixamento), tem bons jogadores e um técnico inteligente, o novato Dado Cavalcanti, técnico revelação e muito bem cotado no Nordeste, após um excelente trabalho no Santa Cruz.
É jogo para casa cheia e quem sabe para uma vitória com um grande futebol.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
twitter.com/rhonorio
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)