Falando de Bola
A vitória frente ao Toledo, por 2x0, trouxe o Coritiba de novo para brigar pelo título do returno e conseqüentemente a conquistar o tetracampeonato estadual sem a necessidade de disputar a finalíssima.
Mostrando um futebol seguro e dando poucas chances ao adversário, o time Coxa-Branca chegou à vitória com dois bonitos gols, marcados por Alex, em cobrança de falta e Rafinha, após uma linda assistência de Alex.
O aumento das possibilidades de conquista do returno deve-se principalmente aos tropeços de Londrina e J. Malucelli.
O “tubarão” perdeu em casa para o Operário e permaneceu com 19 pontos, quatro a frente do Coritiba. Já o J. Malucelli perdeu para o Paraná Clube e permaneceu com 15 pontos, mesma pontuação do time Alviverde, porém leva vantagem com uma vitória a mais. O Operário também entrou na briga com 15 pontos e tem a vantagem de enfrentar adversários teoricamente mais frágeis como Nacional e Toledo, além de um confronto direto contra o Atlético na última rodada.
O Atlético é o líder com 20 pontos, e terá três confrontos diretos contra J. Malucelli, Coritiba e Operário. Apesar da liderança, a situação do clube da Baixada parece a menos cômoda.
O Coritiba tem o Rio Branco, em casa e dois confrontos diretos, contra o Atlético, fora de casa, e o Londrina, dentro do Couto Pereira.
O horizonte voltou a se abrir para o Coritiba com a grande possibilidade de conquista do returno, quando muitos já jogavam a toalha, porém o “fantasma” de Ponta Grossa tem reais possibilidades de conquistar o returno, principalmente se chegar à última rodada com chances de conquistá-lo.
O Londrina, apesar de abatido pela derrota em casa, ainda tem boas chances, uma vez que os confrontos diretos entre Atlético, J. Malucelli e Operário poderão ajudá-lo.
O próximo jogo entre Atlético Paranaense e J. Malucelli deverá definir definitivamente quem serão os clubes que lutarão pela conquista do returno.
Uma derrota ou até mesmo empate do time atleticano praticamente afastará o time rubro-negro da disputa.
Poucos foram os destaques na partida contra o Toledo. Mas é evidente que o time Coxa começa a ganhar corpo com o aumento das opções que Marquinhos têm a sua disposição.
Victor Ferraz já tomou conta da lateral-direita e a volta de Deivid é extremamente importante no comando de ataque.
Deivid, ainda parece estar distante do jogador que foi fundamental para a permanência do Coritiba na primeira divisão do campeonato brasileiro, mas com a seqüência de jogos e o aprimoramento da parte física tem tudo para encaixar na equipe e voltar a ser o atacante matador que o torcedor espera.
E logo o Coritiba terá Emerson e Sérgio Manoel para fortalecer ainda mais o grupo de jogadores.
As carências no elenco ainda existem e deverão ser sanadas, mas o grupo começa a se fortalecer com o retorno de jogadores importantes.
A base Alviverde começa a ser utilizada com mais freqüência por Marquinhos Santos.
Luccas Claro, Denis, William, Djair e os goleiros Rafael Martins e Vaná são alguns dos nomes que já fazem parte a mais tempo do grupo de jogadores.
Thiago Primão, Rafael Silva e Bonfim já ganharam algumas oportunidades, assim como o meia José Rafael, que conquistou um lugar entre os titulares após a grande apresentação contra o Arapongas.
Ontem, foi à vez do volante Guaraci, que apesar de estar um pouco intranqüilo, tem qualidades e pode ganhar outras chances na equipe, e do meia Luizinho, que entrou muito bem, mantendo o nível da meia-cancha e mostrando que pode fazer parte do elenco do Coritiba.
Quem está próximo de chegar ao Alto da Glória é o meia-atacante Felipe Amorim, do Goiás.
Tratado como a principal jóia da base esmeraldina, o jogador tem passagens pelas seleções brasileiras de base.
Jogador rápido, de drible fácil e que sabe fazer gols, viria para suprir a lacuna deixada com a saída do peruano Ruidiaz.
Apesar de Marquinhos Santos estar utilizando mais a base Alviverde, a chegada deste atleta não atrapalharia o desenvolvimento de jogadores recém oriundos das categorias menores, por ser um atleta com características que não existem no elenco Alviverde.
O fato de atualmente estar na reserva no Goiás não pode ser considerado demérito em sua relação a sua vinda para o Coritiba. Exemplos por aí existem aos montes de atletas que não passam por bom momento em seus clubes de origem e que uma saída faz muito bem para a sua carreira.
Se realmente acertar com o Coritiba, será um bom reforço para a seqüência da competição.
Amanhã, o “Falando de Bola” trará uma entrevista exclusiva com o craque Alex, que falará dentre outras coisas do momento do Coritiba e de suas expectativas para o restante da temporada.
Fiquem atentos!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)