Falando de Bola
A derrota de virada para o Palmeiras, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, reforçou ainda mais a tese de que este time do Coritiba, sem a contratação de reforços, será apenas um figurante no campeonato, devendo figurar entre a zona da Sul Americana e do rebaixamento.
Somada a baixa qualidade técnica da equipe na partida de hoje, soma-se aos graves erros de René Simões na partida, que no segundo tempo recuou demais a equipe, que acabou sendo castigada com os dois gols palmeirenses, com destaque para o segundo gol marcado por Keirrison, o que deixa a derrota do Coritiba ainda mais dolorida para o seu torcedor.
No primeiro tempo o Coritiba teve enorme dificuldades para segurar o time misto do Palmeiras, que só não saiu com a vitória nesta etapa pela falta de qualidade de conclusão do meia Willians.
Na segunda etapa, com Diego Souza, Cleiton Xavier e Keirrison em campo, o Palmeiras cresceu e engoliu o Coritiba, e somada ao recuo excessivo do Coxa, mais as péssimas substituições de René Simões, levaram o Coritiba a sofrer o primeiro revés em uma partida que tinha tudo para sair vencedor.
Na partida de hoje, ficou ainda mais evidente as carências Alviverdes, que já começam em sua zaga, onde o melhor defensor do time está de saída para o Santos, sem a torcida saber ainda sem o time Alviverde terá alguma compensação financeira ou permuta de jogadores.
A dupla de volantes Leandro Donizete, apenas regular, e Pedro Ken, em péssima fase, não deram conta de marcar a meia-cancha do adversário, principalmente na segunda-etapa, quando Diego e Cleiton ditaram o ritmo da partida.
Os alas Coxas não foram mal, porém precisam ficar mais atentos na marcação, pois em seus costados foram criadas as melhores chances do Palmeiras, principalmente pelo lado de Marcio Gabriel, que vai bem no apoio, mas marca muito mal, o que poderá levar os adversários a explorarem esta avenida nos jogos do campeonato.
A meia de criação praticamente não existiu, pois Marcelinho Paraíba, único armador, fez apenas uma partida discreta, e ao ser adiantado na segunda etapa, quando Dirceu entrou no lugar de Marcos Aurélio, a meia Alviverde com três volantes não criou mais nada, dificultando a vida do ataque do Coritiba.
Marcos Aurélio, em péssima fase e merecendo a reserva, e Ariel, lutando o tempo todo, não conseguiram segurar a bola no ataque, o que dificultou ainda mais a vida do Coritiba na partida.
A entrada de Dirceu foi acertada, já que com a entrada de Diego Souza, o Palmeiras ganhou totalmente a meia-cancha, porém a saída de Ariel, que conseguia segurar os zagueiros adversários, para a entrada do displicente Marlos, prejudicou o Coritiba, pois com isso Marcão, Maurício e Souza, defensores do Palmeiras, partiram para o ataque, já que não tinham mais a quem marcar.
A entrada de Ramón foi claramente com a intenção de segurar o empate, já que a lógica seria a troca de Marcelinho Paraíba, que estava cansado, por Guaru ou Renatinho. Com Ramón, René tentou fechar o meio e ganhar uma opção na bola aérea, seja ofensiva como defensiva.
O fato mais positivo desta partida, foi a grande atuação do goleiro Vanderlei, que prova que é o titular absoluto a cada dia que passa.
Diretoria tem que trabalhar
Já passou da hora da diretoria Alviverde provar que está no clube a trabalho e não para brincar de ser diretor do clube no ano do seu centenário.
Todos observam que o clube necessita de reforços, mas a diretoria em uma inércia total não dá o retorno que a torcida espera, e com isso o Coritiba vai seguindo no marasmo, ouvindo as mesmas desculpas de sempre, que está difícil contratar, que ninguém quer vir jogar no Coritiba e etc.
Aos que se apegam na campanha, até o momento, na Copa do Brasil, é bom abrir os olhos, pois todos os adversários até o momento foram fracos, com exceção do Bahia, que chegou a dificultar um pouco as coisas, mas tem um péssimo time.
E aí Dr Jair Cirino, Sr Homero Halila e demais componentes do G9, quando irão abrir os olhos e perceber que a caravana está passando?
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)