Falando de Bola
Há muito tempo o Coritiba não iniciava uma temporada com uma base montada. Há mais tempo ainda não víamos o time Coxa-Branca iniciar o ano com um time titular de qualidade.
E não me recordo mais qual foi o último ano que o time Alviverde conseguiu renovar o contrato dos principais jogadores do time, evitando assim uma debandada geral, fazendo com que a cada temporada tudo começasse do zero.
Hoje, vemos contratos serem renovados com 3, 4 anos de duração, nunca vistos antes no Coritiba e que garantem a continuidade do time, ou no mínimo a saída do atleta com lucros para o clube.
Para a felicidade da torcida Coxa-Branca, as renovações dos principais jogadores (Leonardo, Marcos Aurélio, Léo Gago, Tcheco, Pereira e Rafinha), além de boas contratações (Emerson, Eltinho, Davi e Anderson Aquino) devem fazer com que o Coritiba inicie muito forte a temporada de 2011.
Dos novos jogadores apresentados, destaques principalmente para o zagueiro Emerson e para o lateral esquerdo Eltinho.
Emerson é um zagueiro de força, que joga com muita garra e com excelente aproveitamento no jogo aéreo. Sua principal deficiência é à saída de bola. Não é um zagueiro rápido, o que deverá levar o treinador Alviverde a escalar o time com três zagueiros.
Eltinho, já passou por grandes clubes (Cruzeiro, Flamengo e Internacional), porém só mostrou regularidade no Avaí. É um jogador de boa técnica, bom aproveitamento nas bolas paradas, porém irregular. Deverá ser uma boa arma ofensiva, pois deverá atuar com liberdade no esquema 3-5-2.
A diretoria anunciou ainda a contratação do meia Davi.
Este atleta teve um excelente começo como atacante no Paulista/SP, o que o levou a ser contratado pelo São Paulo, onde não teve uma seqüência de jogos. Ao longo da carreira se firmou como meia-atacante. Tem boa técnica e faz gols, porém às vezes se mostra dispersivo, o que o tem atrapalhado para se firmar de vez no futebol brasileiro.
A princípio foi contratado para ser uma opção dentro do elenco, mas se Marcelo Oliveira optar por um esquema com dois zagueiros, Davi, que tem um bom entrosamento com Rafinha, pode ser uma opção interessante na meia-cancha Alviverde.
O atacante Anderson Aquino tinha sido o primeiro reforço anunciado pela diretoria, e conforme analisado anteriormente neste blog, poderá ser a grande surpresa positiva do Coritiba na temporada de 2011.
Os anúncios de reforços feitos na manhã de ontem, evidenciam a parceria do Coritiba com a LA Sports.
Nota-se que a diretoria não tem feito “loucuras” neste final de temporada para reforçar a equipe.
Isto é um reflexo do bom planejamento realizado em 2010 pelo Departamento de Futebol, que não conseguiu renovar apenas com os meias Enrico e Dudu. O primeiro por ter recebido uma excelente proposta do exterior e o segundo por ter sido valorizado pela convocação para a Seleção Brasileiro, o que levou o Cruzeiro e o técnico Cuca a “crescer os olhos” para cima do bom jogador.
Com a permanência dos principais jogadores, as necessidades de contratação diminuem, fazendo com que o Departamento de Futebol possa analisar com mais critério e friamente a chegada de novos reforços, o que leva ao bom aproveitamento dos recursos financeiros do clube.
Com isso fica mais possível “cometer loucuras” para o início do campeonato brasileiro, com a chance da vinda de pelo menos um grande jogador, no caso aquele esperado por toda a torcida, o meia Alex.
Voltando ao assunto da parceria com a LA Sports, só o tempo dirá se ela é vantajosa ou não para o clube, mas o fato real é que atualmente dificilmente os clubes brasileiros serão competitivos sem o apoio de um parceiro.
Foi anunciada ainda a subida ao profissional de três atletas das categorias de base: o zagueiro Luccas Claro, o segundo volante Djair e o meia armador Dudu.
São três bons jogadores que serão opções interessantes dentro do elenco Alviverde, principalmente o meia Dudu, que possui características típicas de armador, posição hoje carente de bons valores não só no Coritiba como no futebol brasileiro.
Com o ano acabando, fica a esperança de dias melhores para o próximo ano, não só no futebol, como em todas as esferas.
O Brasil precisa continuar crescendo e para isso a colaboração de todos é fundamental.
Praticamente acabamos o ano com a histórica invasão das autoridades nos morros cariocas dominados pelos traficantes e começaremos o ano de 2011 fazendo história com a primeira mulher presidente da história do país.
Que fatos como estes nos dêem motivação para continuar lutando por dias melhores para nós e para os nossos, e que consigamos ter força para que possamos lutar e ajudar aqueles que mais necessitam.
Temos sempre que pensar positivamente e continuar agindo, pois a construção de um país melhor depende da força do povo.
Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos os amigos, colegas e leitores do COXAnautas.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)