Falando de Bola
Ano novo, hora de voltar aos trabalhos, visando fazer uma excelente temporada em 2011.
Esta temporada será extremamente importante na vida do Coritiba, pois poderá ficar marcada como o ano da reafirmação Alviverde no cenário nacional.
E pela montagem da equipe até o momento, percebe-se que o Departamento de Futebol tem procurado dar totais condições para que o Coxa entre em campo, já no início da temporada, visando não fazer do Campeonato Paranaense um laboratório, como visto em outros anos.
A manutenção dos principais jogadores, além das boas contratações realizadas, fará com que o time Alviverde entre muito forte no Campeonato Paranaense.
Se no Campeonato Estadual o Coritiba entrará com totais condições de ser campeão, o torcedor ainda não deve ter a mesma empolgação para a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, esta é a realidade.
A Copa do Brasil é totalmente imprevisível, pois nem sempre o melhor time é campeão no final. Porém, um time acertado, com boas peças de reposição, além do apoio maciço do seu torcedor nos jogos dentro de casa, tem tudo para fazer a diferença a favor.
Já para o Campeonato Brasileiro, a situação é mais complicada, pois além da longa competição, que costuma premiar as equipes mais regulares ao longo do campeonato, fatores extra-campo (arbitragem) costumam dar o ar de sua graça e atrapalhar a vida das equipes que não pertencem ao eixo RJ/SP/MG/RS.
Portanto, o elenco Alviverde, que hoje é muito bom para o início da temporada pode não ser suficiente para uma boa colocação na Série A.
Mas para isso, tenho certeza que o Departamento de Futebol do Coritiba trabalhará intensamente no sentido de reforçar ainda mais e com qualidade a equipe para o campeonato mais importante da temporada e que tem tudo para marcar a reafirmação do Coritiba entre os grandes.
Mesmo que ainda não anunciado oficialmente, o Coritiba contratou o lateral-direito Maranhão junto ao Santos.
Trata-se de uma excelente contratação que vem para suprir uma lacuna do elenco Coxa, em uma posição que teve problemas técnicos durante toda a temporada.
Aliás, se formos analisar friamente, o último bom jogador que passou por ali e se firmou foi Rafinha em 2005.
Maranhão é um lateral agudo, ofensivo e que costuma ser uma boa alternativa de ataque. Será uma excelente opção como ala, no esquema 3-5-2. Porém, como a maioria dos laterais brasileiros tem como deficiência a chegada à linha de fundo e os cruzamentos.
Se estiver motivado e em boa fase, resolverá com certeza o problema da lateral-direita do Coxa.
Já fui questionado por alguns leitores sobre ainda não ter analisado a contratação de Marcelo Oliveira para treinar o Coritiba.
Conheço pouco do trabalho deste treinador, a não ser pelo que vi quando treinou o Paraná Clube. Com uma equipe limitada, venceu o Coritiba no Campeonato Paranaense. Já na Série B, chegou a liderar a competição, mas desandou no final, muito em razão dos graves problemas financeiros do clube, que causou desmotivação total nos jogadores, culminando com uma humilhante derrota para a Portuguesa, que causou a demissão do treinador.
Se o trabalho de Marcelo Oliveira é praticamente desconhecido para o torcedor Alviverde, por outro lado, é interessante a política da diretoria, em valorizar os profissionais que aqui estão, montando uma comissão técnica, muito competente por sinal, permanente do clube.
Além disso, o treinador contratado não vem mais com status de “manda-chuva”, como era visto antigamente, onde os treinadores faziam várias indicações de jogadores, e quando iam embora, várias das indicações ficavam aqui encostadas, dando um prejuízo financeiro e técnico ao clube.
Acredito que Marcelo Oliveira, que terá um excelente elenco a disposição, tem tudo para fazer um excelente trabalho a frente do Coritiba.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)