Falando de Bola
Vamos deixar um pouco o Campeonato Brasileiro de lado, mesmo sabendo que o Coritiba ainda corre sério risco de rebaixamento.
A ordem agora é ganhar do Vitória e de preferência por três gols de diferença, já que a diferença de dois gols levará a partida para os pênaltis, isso é claro se o Coritiba não levar nenhum gol, pois em caso da meta de Edson Bastos ser vazada, a diferença obrigatoriamente terá que ser de três gols.
A Sul Americana não pode ser descartada, pois é a única chance do Coritiba conseguir um título em seu centenário. Além disso, foi declarada aos quatro ventos, pela diretoria do Projeto “Vencer”, como o grande torneio que o Coritiba disputaria em 2009.
Mas para que o Coritiba tenha ao mínimo um confronto internacional em 2009, será necessário passar pelo Vitória, clube que venceu o Coritiba duas vezes neste ano e que ainda não tomou nenhum da equipe Coxa-Branca. Justamente os três gols marcados pelo Vitória nestes dois confrontos, é o número necessário para que o Coritiba passe de fase.
Dentro de campo o técnico Ney Franco tem alguns problemas para armar a equipe. Alguns desfalques são certos, como Douglas Silva, Carlinhos Paraíba e Bruno Batata.
Por outro lado contará com a volta de Ariel, que deverá fortalecer e muito o comando de ataque.
É em uma partida assim de torneio mata-mata que a raça e disposição do “gringo” podem fazer a diferença.
Ney Franco conta também com a volta de Rodrigo Crasso, que ainda não se firmou como titular, mas com as péssimas atuações de Guaru, e os “problemas” de Douglas Silva, poderá assumir a posição de titular definitivamente.
A grande surpresa na provável escalação é à volta do goleiro Vanderlei a meta titular. Vanderlei tinha saído por contusão, assim como Edson Bastos em 2008. Tem agora a chance de recuperar a posição de titular, se fizer um bom jogo contra o Vitória.
O jogo será duro, principalmente pela obrigatoriedade do Coritiba em fazer um placar dilatado.
O Vitória é um time experiente, de jogadores malandros e rodados no futebol, e ainda conta com boas revelações das categorias de base, como seu trio de zagueiros.
Porém se o Coritiba conseguir abrir o placara logo no começo da partida, e contando com o apoio de seu torcedor, as chances de sair classificado do Couto Pereira são muito grandes.
Reverter é possível, mas será preciso mostrar muito mais futebol e garra do que foi apresentado no jogo contra o Santo André. O Coritiba que enfrentou Grêmio, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Internacional tem tudo para conseguir a classificação.
Apenas como curiosidade, segue abaixo a avaliação deste colunista sobre a contratação do jogador Rodrigo Pontes, na época em que este atleta foi contratado.
Rodrigo Pontes:
Eu o considero um jogador comum, que ainda não emplacou em nenhum time do futebol brasileiro, apesar de já ter 27 anos. Ele joga como primeiro volante e tem como principal virtude a roubada de bola e chegada de surpresa à área adversária. Precisa aprimorar o passe. Acredito que dentro do elenco das categorias de base o Coritiba tenha melhores opções.
Para a posição de primeiro volante, o ideal é a contratação de um jogador que tenha o perfil de líder e não apenas um quebrador de bola e carregador de piano.
Saudações Alviverdes!!
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)