Falando de Bola
Muitas vezes nos pegamos cobrando da diretoria do Coritiba a contratação de reforços para o time.
Alguns alegam que o campeonato paranaense não é parâmetro para avaliações. Mas e qual campeonato regional seria?
Outros dizem que o Coritiba precisa de elenco para disputar o duríssimo Campeonato Brasileiro. Mas será realmente que o Coritiba não tem um bom elenco atualmente?
Temos visto que o Coxa tem tido vários desfalques e com freqüência, mas todos os jogadores que tem entrado tem dado conta do recado, e não deixado o rendimento do time cair.
Pelo contrário, pois podemos observar que o aproveitamento de pontos do time no segundo turno, período em que está sofrendo com vários desfalques, é melhor do que o conseguido no primeiro turno, quando atuou praticamente com a equipe titular em todos os jogos, com exceção de Leonardo que se contundiu contra o Arapongas.
Toda a torcida lamentou muito a ausência de Marcos Aurélio, quando ela aconteceu, principalmente pelo momento mágico que o jogador estava vivendo, porém o seu substituto Anderson Aquino, revelou-se uma grande surpresa, marcando seis gols nos últimos três jogos, mostrando um grande poder de conclusão.
Mas o Campeonato Brasileiro está chegando, e com isso a tão falada necessidade de reforços.
Diferentemente de outros anos, quando o trabalho praticamente iniciava do zero, no início do Campeonato Nacional, com a chegada de vários jogadores e até de um novo treinador, nesta temporada, o Coritiba iniciará com um time praticamente pronto, com bons jogadores, uma boa comissão técnica e um esquema tático definido e que vem sendo muito executado por todos os envolvidos.
E quais seriam as principais carências do elenco Alviverde, se é que elas existem?
A principal delas seria a contratação de um centrovante mais gabaritado, daqueles que possuem um nome reconhecido no futebol nacional, e quem sabe até no futebol mundial
Eu mesmo, já cobrei por aqui a contratação deste tipo de jogador.
Mas será mesmo que o Coritiba precisa de um camisa 9 neste momento?
O time tem o ataque mais positivo do futebol brasileiro na temporada, com 60 gols marcados, destes 40 foram marcados pelos meia-atacantes Davi e Marcos Aurélio e pelos atacantes Bill e Anderson Aquino.
Talvez o ideal, agora, seja fortalecer os jogadores que já estão no elenco e que estão extremamente motivados em fazer um excelente campeonato brasileiro.
O Coxa possui dois bons centroavantes, Bill e Leonardo, que apesar de não serem nacionalmente reconhecidos, são jogadores que poderão ser muito úteis durante o campeonato nacional.
Bill é um atacante de força, que vem evoluindo tecnicamente, fazendo muito bem o papel de pivô, como pode ser observado em suas assistências para gol. Além disso, mostra muito garra e disposição dentro de campo, sendo muito útil ao time na marcação do time adversário.
Alguns gols já foram marcados em bolas roubadas, dos zagueiros adversários, por Bill.
Já Leonardo, que está voltando agora, é um centroavante técnico e de arrancada. Tem como característica a facilidade de tabelar no 1-2 com os meias. Voltou em grande estilo, fazendo um lindo gol contra o Rio Branco. Quando estiver 100% na sua forma física e ritmo de jogo deverá brigar pela titularidade com Bill.
Não afirmo, com isso, que o Coritiba não precisa de reforços nesta posição, porém o jogador que vir a ser contrato, se vier, terá que no mínimo mostrar o mesmo espírito de grupo e luta dentro de campo, como estes atletas vêm fazendo.
O Coritiba de hoje, não tem mais lugar para jogadores estrelas, que conseguem minar todo o bom trabalho e relacionamento do grupo.
O Coritiba contratará alguns reforços, e isso até é natural, pela necessidade, pelo longo calendário e pelas oportunidades de mercado, mas o interessante de tudo isso é que as contratações serão pontuais e não mais para encher prateleiras, como eram antigamente.
O mesmo raciocínio falado acima para a posição de centroavante, se aplica para a zaga, laterais e meia-cancha.
Venha quem vier, estrela ou aposta, terá que se encaixar no espírito de grupo visto atualmente pelos lados do Alto da Glória.
Se isso acontecer, o Coritiba irá muito forte para o Campeonato Brasileiro.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
rhonorio@twitter.com
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)