Falando de Bola
A primeira vitória do Coritiba no Campeonato Brasileiro veio em grande estilo. Um 5x0 em cima do “todo poderoso” Flamengo, de Adriano, “O Imperador”, que hoje não passou de um reles plebeu, vendo o Exército Espartano Alviverde atropelar e liquidar com o inimigo rubro-negro.
A torcida Coxa estav um pouco desconfiada, já que o exército Coxa não contava com os “Paraíbas” Marcelinho e Carlinhos, além de Marcio Gabriel, três dos principais jogadores do time no momento.
René, com as poucas opções que tem no elenco, escalou as únicas alternativas, e foi feliz, principalmente com as grandes atuações de Rodrigo Heffner e Renatinho.
A fraca atuação de Guaru, trouxe ainda mais a certeza da necessidade de contratar um lateral/ala esquerdo. Este jogador serve como uma boa alternativa para jogar do meio para a frente, principalmente para puxar contra-ataques, porém seu desempenho defensivo é muito fraco.
A zaga esteve espetacular, principalmente com o “gigante” Cleiton que não deixou Adriano jogar, e provou que Renè Simões estava errado ao tirá-lo do time titular.
Ao falarmos de alguns jogadores, poderemos cometer injustiças, já que salvo um erro ou outro, todos foram soberanos e se impuseram frente ao Flamengo.
Abro um parágrafo, porém, para homenagear o grande Vanderlei, uma verdadeira muralha, provando que hoje o Coritiba tem um dos melhores goleiros do país, diferente do Flamengo, que tem o tão idolatrado Bruno, que bateu roupa em no mínimo dois gols.
Isso prova o quanto à mídia nacional, principalmente do eixo RJ/SP atrapalha o futebol brasileiro, pois em nenhum momento vejo cronistas falando de um goleiro como Vanderlei, ao contrário do que acontece com Bruno.
O lado negativo foi à péssima atuação do juiz paulista Wilson Seneme, que com uma arbitragem tendenciosa em favor do time carioca, prejudicou extremamente o Coritiba, principalmente na injusta expulsão de Ariel, que apenas reclamou de ser pisoteado por Airton, e acabou recebendo o cartão vermelho juntamente com o Flamenguista.
Além deste fato, condena-se também a complacência com as jogadas violentas do Flamengo, principalmente do lateral-direito Everton Silva, que foi “premiado” apenas com o cartão amarelo, quando merecia o vermelho após inúmeras faltas.
A diretoria Alviverde tem que tomar extremo cuidado com este tipo de arbitragem, pois se na seqüência do campeonato, times “grandes” como o Flamengo estiverem correndo risco de rebaixamento, esses “apitos tendenciosos” ocorrerão com mais freqüência, sem dúvida nenhuma.
Mesmo com a goleada em cima do Flamengo, a diretoria tem que continuar trabalhando em cima de reforços.
Um zagueiro, um lateral-esquerdo, um armador e um atacante são necessários, pois o campeonato é longo, e como exemplo, só no jogo de hoje o Coritiba teve dois expulsos, assim como teve ausências para esta partida contra o Flamengo.
Um bom nome pode ser o experiente Sylvinho, campeão europeu com o Barcelona, mas que não teve o contrato renovado com o clube catalão e está a disposição para acertar com algum clube brasileiro.
A diretoria precisa ser mais ágil e contratar jogadores para que o Coxa possa fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)