Falando de Bola
O terceiro cartão amarelo levado por Pereira na derrota para o Corinthians pode trazer novamente o bom rendimento a defesa Alviverde apresentado no Campeonato Paranaense.
Mesmo com Pereira sendo o melhor zagueiro do time nos últimos jogos, a volta de Cleiton, que vinha sendo preterido por Renè Simões, fará com que Rodrigo Mancha volte a atuar como homem da sobra, função que vinha desempenhando com maestria.
Cleiton vinha fazendo excelentes jogos, mas após ser afastado para tratar de uma contusão, não voltou ao time titular, pois Renè Simões preferiu a experiência de Pereira, fazendo com que Rodrigo Mancha fosse jogar como zagueiro pelo lado direito, deixando Pereira na sobra.
Acontece que Mancha não repetiu as mesmas atuações, mostrando enorme dificuldade para dar o bote nos atacantes adversários, fato comprovado principalmente nos confrontos contra o Internacional, onde Taison levou vantagem no duelo contra Mancha.
A defesa então que vinha sendo o ponto forte do Coritiba com uma formação bastante consistente, caiu extremamente de produção, chegando, hoje, a ser a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro, ao lado do Atlético/PR, com 13 gols sofridos.
Agora, para o confronto contra o Flamengo, o Coritiba tem tudo para voltar a ter um excelente desempenho defensivo, com o trio Cleiton, pela direita, Mancha, na sobra, e Felipe, pelo lado esquerdo.
Mas todo cuidado é pouco, principalmente pelo fato do Flamengo contar com o excelente e perigoso atacante Adriano “Imperador”, que além da habitual qualidade para fazer gols, é também muito difícil de ser marcado, principalmente pelo seu porte físico.
O escolhido por Renè para marcar Adriano, seja Cleiton ou Felipe deverá ter enormes dificuldades nesta tarefa, principalmente nas jogadas aéreas de linha de fundo ou nos lançamentos para o atacante flamenguista, pois Adriano usa muito o corpo para dominar a jogada e se livrar do marcador.
O fato curioso é que talvez o experiente Pereira fosse o mais indicado para fazer a marcação “corpo-a-corpo” em Adriano. Mesmo sendo um jogador lento, Pereira tem um biotipo mais apropriado para fazer a marcação neste tipo de jogador.
Com a defesa sendo remontado, espera-se que o ataque Alviverde, mesmo com a ausência de Marcelinho Paraíba, mostre um futebol melhor do que vem apresentando e consiga dar ao Coritiba os primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)