Falando de Bola
Após onze dias sem entrar em campo, fato raro no calendário brasileiro, o Coritiba voltará a campo para enfrentar a Portuguesa, clube oriundo da Série B e que assim como o Alviverde freqüenta atualmente a zona de rebaixamento da competição.
Esta micro pré-temporada tem tudo para ser extremamente proveitosa para o Coritiba.
Vários fatores contribuíram nestes dias de treinamento como descanso de jogos, recuperação de jogadores importantes, possibilidade de treinos técnicos e principalmente táticos.
Um fato relevante e não menos importante é também a possibilidade do atleta poder ficar vários dias com sua família, sem precisar concentrar-se com o grupo ou viajar. E isto é extremamente importante, pois a “saúde mental” do jogador estando em dia, é grande a chance de crescimento em suas atuações dentro de campo.
A chuva que tem pairado em Curitiba nos últimos dias pode ter atrapalhado um pouco a preparação da equipe, mas não de maneira a prejudicar os planos da comissão técnica no sentido de dar uma “ajeitada” no time para os próximos confrontos.
Aos que ficam em dúvida se esta paralisação não foi prejudicial no sentindo do time perder um pouco do ritmo de jogo, com certeza os fatores positivos como tempo de treinamento, recuperação de atletas e poder ficar perto da família são mais relevantes e trarão um “gás novo” ao time.
A partida contra a Portuguesa deve ser marcada pela reação do Coritiba no Campeonato Brasileiro.
Apesar de ser um tradicional clube do futebol brasileiro, a Lusa não se encontra em boa fase.
Após uma Série B espetacular, quando conquistou o título de maneira antecipada, o time sofreu um duro golpe ao ser rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista.
Mas mesmo em má fase, o time paulista deve ser um adversário duro de ser batido, principalmente porque deverá vir jogar retrancado, procurando explorar os contra-ataques. E o Coritiba já demonstrou ter dificuldades em atuar contra times que jogam desta maneira.
Porém, para um time que almeja reagir no Campeonato, e conseqüentemente alcançar uma boa classificação na competição, vencer a Portuguesa deve ser a palavra de ordem no Alto da Glória.
A possibilidade de reação no Campeonato Brasileiro, já nesta quarta-feira, é um fato importante para o Coritiba para as próximas semanas.
Após o jogo de amanhã, o Coritiba terá um difícil confronto contra um Flamengo em crise, onde apesar das dificuldades, o time Coxa tem totais chances de sair com a vitória do Rio de Janeiro, o que seria um fato motivacional extraordinário, tendo em vista o embalo que o time entraria para o jogo contra o São Paulo, pelas semifinais da Copa do Brasil.
A maneira com que o time atuar contra o Flamengo, no Engenhão poderá ditar o ritmo e a tática que o Coritiba adotará para o jogo contra o São Paulo no Morumbi.
Marcando forte na meia-cancha e nas laterais, fechando bem a linha de quatro zagueiros e aproveitando a criatividade e velocidade de Everton Ribeiro, Rafinha, Roberto e Everton Costa ou Lincoln, que poderá atuar mais avançado, o Coritiba tem boas chances de trazer bons resultados, nas duas partidas.
Diferente do que foi a tônica nas atuações fora de casa do Coritiba em 2011, o time Alviverde de 2012 tem uma característica mais forte de marcação e saída nos contra-ataques, o que pode favorecer o time, quando enfrentar equipes que saiam para o jogo.
E este estilo de jogo pode ser importantíssimo não só no Campeonato Brasileiro, como nas semifinais, e quem sabe finais da Copa do Brasil.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)