Falando de Bola
É esperado um grande público para o jogo de amanhã, provavelmente teremos a lotação máxima.
O grande temor é a possibilidade de “colorados” estarem comprando ingressos destinados para a torcida Coxa, o que poderá resultar em um grave problema de ordem pública se reações de ordem inversa à torcida Coxa, no espaço destinado a torcida Coxa, forem detectadas pelo próprio torcedor Alviverde.
A Polícia Militar precisa estar muito atenta a esse fato, para que não ocorra uma tragédia.
Termino esse ponto com um breve comentário sobre a torcida Coxa:
Se esses ingressos já tivessem sido esgotados logo que foram colocados a venda, essa aquisição por parte da torcida adversária não teria acontecido. A hora de mostrar seu amor ao Coritiba é agora, pois os jogadores mais do que nunca dependem do apoio do torcedor.
Dentro de campo, o Coxa precisa vencer por dois gols, desde que o placar seja por 2x0, já que 3x1 leva para os pênaltis e 4x2, 5x3, etc, dão a classificação ao Internacional.
Por isso além de ousadia ofensiva, será importante também manter os cuidados defensivos, para que a meta de Vanderlei não seja vencida.
O time gaúcho tem a velocidade e o toque de bola como suas armas principais. D´Alessandro e Tyson, usam a velocidade e a habilidade para envolver o adversário.
Nilmar, tão importante quanto os dois citados, não jogará, o que fará com o que o Inter/RS mude um pouco a forma de atuar, já que Alecsandro atua mais fixo dentro da área.
D´Alessandro e Tyson precisam ser vigiados de perto, de preferência com marcações individuais. Se essa dupla for contida, o adversário perde sua força de ataque, o que poderá facilitar o trabalho da defesa Coxa.
Leandro Donizete no primeiro e Mancha no segundo poderão fazer esta tarefa.
O principal caminho para parar o adversário passa por aí. Porém é preciso vigiar as constantes subidas ao ataque do lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, que substituirá Kleber.
Este jogador é muito forte ofensivamente e poderá explorar o costado de Marcio Gabriel.
Por outro lado, o Inter tem muita força na marcação, qualidade esta evidenciada ainda mais com o retorno de Guinazu.
O argentino deverá colar em Marcelinho Paraíba nesta partida, o que dificultará as ações de ataque Alviverde.
Com Marcelinho vigiado de perto, o Coritiba dependerá muito da criatividade de Marcos Aurélio e Carlinhos Paraíba, além das jogadas de Marcio Gabriel pelo lado direito.
Com a possibilidade do trio de zagueiros ser formado por Cleiton, Pereira e Felipe, mais dois volantes Mancha e Donizete, abre-se a possibilidade da retorno de Carlinhos para a ala-esquerda.
Este esquema, usado no atleTIBA, me parece o mais propício para ser utilizado no início da partida, pois garantirá a segurança defensiva e também dará criatividade a meia-cancha e ao ataque.
Porém é importante lembrar que a maior razão do êxito no clássico foi o fato de Marcelinho Paraíba ter jogado completamente solto, armando as jogadas de ataque, o que não deverá acontecer contra o Inter, em razão da marcação de Guinazu.
Caso o Coritiba comece a encontrar dificuldades de armação, a principal opção é a entrada do meia Renatinho no lugar de um zagueiro, para que a equipe Coxa tenha mais opções de criatividade.
As únicas certezas para o jogão de amanhã é que não deverá faltar empenho dos jogadores e nem incentivo por parte da torcida Alviverde.
2x0, eu acredito!!!!!
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)