Falando de Bola
Os vários desfalques do Coritiba para a partida contra o Santo André levaram o técnico Ney Franco a escalar um time com um esquema tático totalmente diferente do que vinha sendo utilizado até então.
Já que não conta com Leandro Donizete na meia, e Ariel ou Bruno Batata no comando de ataque, o treinador Alviverde resolveu sair do “trivial” e resolveu dar uma cara nova ao time, com as entradas dos atacantes Marcos Aurélio e Thiago Gentil nos lugares dos desfalques citados.
Essas alterações deixarão o Coritiba altamente ofensivo, sem perder a costumeira “pegada”, já que Jailton, Carlinhos Paraíba e Pedro Ken deverão dar conta da marcação na meia-cancha, deixando que Marcelinho, Thiago Gentil e Marcos Aurélio se encarreguem de infernizar o adversário.
Apesar de jogar com dois zagueiros de origem, o esquema utilizado pelo adversário é praticamente o 3-5-2, já que o veterano Fernando atua mais como um terceiro zagueiro. Em razão disso, a opção de Ney Franco visa “matar” a sobra do adversário, fazendo assim com que o time do abc paulista tenha muitas dificuldades na marcação.
Além disso, os zagueiros do Santo André são lentos, assim como os volantes Fernando e Ricardo Conceição, e isso pode facilitar a vida dos velozes atacantes do Coritiba.
A não explicada ausência de Douglas Silva pode ser o único problema para o técnico Ney Franco, já que Guaru é um jogador de características mais ofensivas, mais propriamente um ala do que um lateral.
Como o Coritiba atuará com dois zagueiros, e Felipe, que jogará pelo lado esquerdo, não tem como característica a velocidade, o Verdão poderá ter dificuldades pelo seu lado esquerdo defensivo, já que o atacante adversário Junior Dutra costuma cair muito bem por este lado, além de ter o apoio do bom lateral-direito Cicinho.
Para que o Coritiba não tenha problemas, será muito importante a participação e dedicação do meia Carlinhos Paraíba em ajudar o lado esquerdo Alviverde.
Nesta partida, Carlinhos terá um papel tático muito mais importante defensivamente do que em ajudar ao ataque.
Como será uma partida de dois times, que “por ora”, lutam para se afastar da zona do rebaixamento, o Coritiba tem que entrar “ligado” desde o início da partida, pois se os contra-ataques forem encaixados as chances de sair com vitória do Estádio Bruno José Daniel serão muito grandes.
Outro fator positivo é que a média de público do Santo André é muito baixa, e com isso os atletas Alviverdes não deverão sofrer com a pressão do torcedor adversário.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)