Falando de Bola
Em uma noite chuvosa, compensada por uma partida de bom nível técnico, o Coritiba goleou o Paysandu por 4x1 dando um passo gigantesco para avanças as quartas de final da Copa do Brasil, onde poderá enfrentar o vencedor de Botafogo/RJ x Vitória/BA.
Os três primeiros gols do Coritiba foram marcados com rara técnica. Os de Anderson Aquino e Roberto foram lances finalizados com muita precisão, fator primordial para um atacante.
Já o terceiro gol, marcado por Everton Ribeiro, o seu quinto em cinco jogos seguidos, foi realizado em uma jogada espetacular de troca de passes, que começou com uma roubada de Junior Urso, e que passou por Jonas, Lincoln, Roberto, Aquino e finalizado pelo canhoto meia Alviverde.
A goleada foi fechada com o experiente meia Tcheco, o “Highlander Alviverde”, em uma cobrança de pênalti com categoria.
A vitória do Coritiba poderia ter sido finalizada de maneira muito mais tranqüila, mais um apagão no segundo tempo, a falta de marcação na meia-cancha e a boa qualidade técnica do adversário dificultaram um pouco as coisas para o Coritiba.
O time paraense mostrou qualidade, provando que a goleada de 4x1 em cima do Sport/PE, na Ilha do Retiro não foi uma “obra do acaso”.
Com jogadores rápidos, jovens e de boa qualidade técnica, o time paraense torna-se muito perigoso, principalmente quando joga procurando os contra-ataques.
Destaque para o lateral-direito Yago Picachu e para o habilidoso meia Thiago Potiguar, autor do gol de honra do “Papão” e das principais jogadas ofensivas da equipe.
São atletas que merecem ser observados de perto.
Apesar do gol marcado no Couto Pereira, dificilmente o Paysandu conseguirá reverter a vantagem construída pelo Coritiba.
Se não me engano, sob o comando de Marcelo Oliveira, o Coritiba ainda não foi derrotado por três gols de diferença.
Se o Coritiba caprichar nos passes e encaixar nos contra-ataques terá a sua vida facilitada em Belém, já que o Paysandu deverá se lançar ao ataque empurrado por sua fanática torcida, que deverá lotar o Mangueirão.
Essa será uma excelente oportunidade para Marcelo Oliveira dar uma oportunidade para o bom volante Sérgio Manoel na equipe titular, visando dar maior poder de marcação na meia-cancha.
Vários jogadores do Coritiba fizeram uma boa partida, com destaque maior para Evrton Ribeiro, que parece ter engrenado de vez com a camisa do Coritiba.
Com bons toques e passes e muita velocidade na meia-cancha, o canhotinho meia assume de vez a titularidade na meia-cancha.
Apesar de muito criticado com a camisa do Coritiba, o volante Junior Urso fez talvez a melhor partida desde que chegou ao Alto da Glória.
Marcando praticamente sozinho na meia-cancha e melhorando seu índice de acerto de passes, Junior Urso ainda foi o responsável pela roubada de bola, pela puxada de contra-ataque e pelo excelente passe em diagonal no segundo pênalti sofrido pelo meia Rafael Silva.
Ainda está longe de assumir de vez o posto deixado por Leandro Donizete, mas tem mostrado dedicação e vontade para cair nas graças da torcida Alviverde.
Cada vez que vejo o lateral Jonas jogar me convenço que este atleta tem tudo para se tornar um grande lateral, posição extremamente carente dentro do futebol brasileiro e talvez do futebol mundial.
Tem boa noção tática, boa postura defensiva e uma excelente compleição física, mas falta-lhe aprimorar a parte ofensiva.
Olhando o jogo de cima, não foram poucas as vezes que o jogador tinha um enorme espaço para apoiar, mas não o fazia, mantendo a postura conservadora de defensor.
Se começar a antever as jogadas e apoiar quando o espaço aparece, tem tudo para se tornar uma excelente opção ofensiva para o time, além de aprimorar o seu futebol, o que não favorecerá somente ao time, mas principalmente a ele mesmo.
Apesar da aparente evolução ofensiva do time, que começa a mostrar um bom toque de bola e jogadas insinuantes, preocupa a instabilidade defensiva do time.
Marcelo Oliveira terá trabalho para acertar o sistema defensivo, que tem tomado alguns gols em jogadas trabalhadas dentro da área Alviverde, o que deveria ser evitado pelos defensores.
No último post do Blog, anunciei que seria feito uma coluna destacando jogadores que poderiam ser úteis para o Coritiba na seqüência da temporada.
Mas a idéia foi rechaçada, até por recomendações de alguns leitores, de que ela seria muito mais útil se fosse repassada diretamente para a diretoria do clube.
A idéia foi aceita e isso acontecerá realmente.
Apenas como curiosidade, o grande destaque da lista, conforme anunciado no ultimo post era um segundo volante que fez um grande campeonato paulista atuando por um time do interior.
Para a felicidade deste blogueiro e da torcida Coxa, este atleta foi contratado e já estreou contra o Paysandu, mostrando que será muito útil ao time.
Jogador de força na marcação, velocidade e bom passe, além de chegar a frente, Sérgio Manoel deverá ser o segundo volante, posição que estava carente desde a saída de Léo Gago.
Parabéns a diretoria Coxa, que venceu o assédio de um gigante do futebol brasileiro e conseguiu trazer este atleta para o Alto da Glória.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)