Falando de Bola
A menos de uma semana para iniciar o Campeonato Paranaense, o Coritiba entra como grande favorito a levantar o título estadual.
Além de manter a base, segurando jogadores importantes como Vanderlei, Jonas, Emerson e Rafinha, reforçou com qualidade, principalmente com a chegada de Lincoln que deverá ser o armador que o Coritiba não teve em 2011.
A grande incógnita é como o meio-campo deverá funcionar com a presença de Junior Urso no lugar de Léo Gago, jogadores de características totalmente diferentes e que com isso deverá mudar radicalmente o estilo da equipe atuar, em sua meia-cancha, deixando-a mais rápida e com maior poder de marcação, porém com menos criatividade e maior irregularidade na saída de bola.
Farei abaixo uma breve análise do elenco Alviverde, declarando tratar-se de minha opnião:
Goleiros
Nesta posição o Coritiba está muito bem servido. Vanderlei, que terminou em alta a temporada passada, continua sendo o titular. Mais experiente e com seqüência de jogos deverá passar ainda mais segurança na meta Alviverde.
Edson Bastos continua por mais uma temporada, e sua continuidade é extremamente importante, tanto dentro como fora de campo, pelo seu papel de líder.
Os garotos Rafael Martins e Vaná completam o quarteto de goleiros.
Laterais
No lado direito o Coritiba contará com Jonas e o recém contratado Jackson, que chega para o lugar de Maranhão, que voltou para o Santos.
Jonas deverá ser o titular, porém Jackson, um jogador de muita força, tanto na marcação como ofensivamente deverá brigar em totais condições pela vaga.
Pelo lado esquerdo, nenhuma novidade. Lucas Mendes, Eltinho e o garoto Timbó continuam na equipe.
Lucas Mendes deverá continuar sendo titular, porém Eltinho deverá receber mais chances, principalmente nos jogos que requeira maior ofensividade.
A grande incógnita nesta posição refere à mudança de estilo da equipe Coxa com a saída de Léo Gago na meia-cancha. Com a entrada de Junior Urso, o meio-campo torna-se mais rápido e marcador, porém menos criativo, o que fará com que Marcelo Oliveira crie alternativas ofensivas com seus laterais.
É de conhecimento que tanto Jonas, quanto Lucas Mendes são jogadores com características mais defensivas e isso poderá ser um problemas nos jogos contra equipes mais fechadas.
Além disso, a entrada de Marcel no comando de ataque, obrigará o time a jogar mais pelos lados, visando explorar a bola aérea, seu ponto forte.
A entrada de Jackson pelo lado direito e de Eltinho pelo lado esquerdo, poderão, na teoria, resolver este problema. Mas ainda acho que Eltinho não seja a solução para o lado esquerdo, o que tornaria necessário a contratação de outro lateral para este lado.
Zagueiros
Nenhum reforço contratado, apenas a saída do experiente Jeci.
A principio, Emerson e Pereira deverão formar a dupla de zaga titular, o que garantiria além da segurança defensiva, uma boa arma ofensiva, tendo em vista o excelente aproveitamento nas jogadas de bola aérea destes dois atletas.
Demerson e Luccas Claro completam o setor.
Com a contusão do zagueiro Cleiton, será necessário a subida de algum jovem jogador da base ou a contratação de mais um zagueiro para compor o elenco.
Volantes
Este foi o setor onde ocorreram as mudanças mais significativas. Léo Gago e Leandro Donizete foram embora e Junior Urso e Lima foram contratados.
Para o lugar de Donizete é natural a entrada de William, atleta que atuou mais vezes em 2011 do que o próprio Donizete.
Já para o lugar de Léo Gago, Junior Urso, com características mais de marcação deverá ser o escolhido.
Com estes dois atletas como titulares, Marcelo Oliveira deverá soltar mais o garoto William, fazendo com que Junior Urso fique mais preso na parte defensiva. Além disso, o novo reforço tem como característica o forte poder de marcação, o que poderá levá-lo quando preciso a fazer a marcação individual no principal jogador adversário.
Caso queira uma dupla de volantes mais criativa, o técnico Alviverde poderá optar por Tcheco como segundo volante, o que melhoraria a criatividade, mas diminuiria o poder de marcação.
O Coxa tem ainda para esta posição, o recém contratado Lima, o segundo volante Gil e os garotos Guaraci, Artur e Djair.
Isso mostra que talvez seja necessária, para o Campeonato Brasileiro, a contratação de um jogador mais experiente para a posição.
Meias
Várias novidades nesta posição. A saída do atacante Marcos Aurélio, que atuava na armação foi a principal baixa talvez do elenco Alviverde. Já as chegadas do experiente Lincoln e dos jovens Renan Oliveira e Emerson Santos, deverão dar muita qualidade para o setor que foi o principal diferencial da equipe em 2011.
Rafinha pela direita, Lincoln centralizado e Davi pelo lado esquerdo deverão ser os titulares no começo da temporada.
A chegada de Lincoln deve resolver o poder de armação da equipe, que teve altos e baixos com Marcos Aurélio em 2011. Apesar ter características de penetração na área adversária, Lincoln pode atuar armando a equipe, cadenciando ou jogando em velocidade quando necessário.
Renan Oliveira, jogador que surgiu como grande promessa no Galo revelado por Marcelo Oliveira, deverá ser uma das grandes surpresas em 2012, sob o comando de seu antigo treinador. Jogador de muita técnica, sabe armar o jogo e concluir em gol. Precisará apenas estar mais ligado nas partidas. Tem em sua contratação pelo Coritiba a grande chance de se firmar de vez no futebol brasileiro. Deverá ser a primeira opção para os lugares de Davi e Lincoln.
Emerson Santos, principal revelação da base do Grêmio, é outro jogador que poderá surpreender o torcedor Alviverde. Jogador moderno de muita velocidade, sentido de marcação e técnica, poderá atuar como segundo volante ou pelo lado direito na ausência de Rafinha. Acredito que este atleta poderá ser um dos grandes destaques do Coritiba nesta temporada.
E o grande diferencial para 2012 será o grande número de boas opções para a posição como os jovens já citados Emerson Santos e Renan Oliveira, além de Everton Ribeiro, Geraldo e Tcheco.
Outra boa novidade é a presença do jovem Rafael Silva, vindo das categorias de base e tido como a principal revelação do Coritiba para esta temporada. Jogador de muita técnica e velocidade, já começou em grande estilo a temporada ao marcar um gol no jogo treino contra a equipe do ABC.
Atacantes
Neste setor, como novidade apenas a chegada de Marcel, que já vinha treinando com a equipe desde o ano passado, mas que ganhou condições de jogo somente para esta temporada.
Com a saída de Bill, artilheiro da equipe em 2011, Marcel deverá ser o titular. Não tem o mesmo espírito combativo do antigo dono da posição, mas tem maior aproveitamento nas bolas aéreas, além de saber cobrar faltas.
Isso não quer dizer que seja a solução para o ataque do Coritiba, principalmente pelo fato de estar a muito tempo sem jogar uma partida oficial e pelo fato de não ter tido um bom aproveitamento nos clubes em que atuou após sair do time Coxa.
Marcelo Oliveira ainda tem a sua disposição os atacantes Leonardo, Anderson Aquino, Everton Costa e o jovem Caio Vinicius, que poderá ganhar mais oportunidades.
Talvez esteja aqui o setor que mais precisa ser reforçado. Marcel é uma incógnita, Leonardo se contunde com facilidade, Everton Costa não tem características de jogar centralizado, e Anderson Aquino e Caio não podem ser, atualmente, alçados a responsabilidade de ser o homem-gol da equipe.
O grande problema é a dificuldade de achar um homem gol no mercado, tanto nacional, como latino americano, o que pode ser comprovado, com as poucas contratações de jogadores para esta posição dos principais times brasileiros. A contratação de Itamar pelo Flamengo e a cogitação de Bill pelo Atlético Mineiro reforçam esta tese.
Com um bom elenco nas mãos, Marcelo Oliveira tem várias alternativas tanto táticas, quanto técnicas para armar a equipe.
Para o Campeonato Paranaense o Coritiba tem um elenco capaz de levantar o tri-campeonato, assim como fazer excelentes campanhas na Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
Com dois reforços de peso, um para a meia-cancha e outro para o ataque, o Coritiba entrará nestes torneios com totais condições de conquistar o título que faltou em 2011.
Saudações Alviverdes!
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)