Falando de Bola
Com a apresentação do elenco Alviverde para iniciar 2013 e ainda a apresentação de Arthur e a chegada do meia Botinelli, o Coritiba vai definindo os jogadores para iniciar a temporada.
É de conhecimento geral que a diretoria ainda tentar acertar com um zagueiro central. Leandro Almeida é o mais cotado, e Betão, também do Dínamo de Kiev aparece como uma segunda opção.
A saída de um dos dois jogadores do time ucraniano parece bem provável, principalmente após a contratação de Domagoj Vida, defensor croata.
Resta saber se o Coritiba conseguirá acertar financeiramente com um dos dois atletas e com o time ucraniano.
Outra possibilidade é a chegada do lateral esquerdo Michel Bastos, mas para isso acontecer o atleta tenta a sua liberação junto ao Lion.
Sem ainda a chegada do zagueiro central e do lateral esquerdo, o técnico Marquinhos Santos tem diversas opções para montar sua equipe.
Apresentamos abaixo, algumas possibilidades de variações táticas da equipe do Coritiba. Lembrando que se trata apenas de um achismo deste blogueiro.
As escalações contarão apenas com os atletas que possuem condição de jogo atualmente. Emerson, Keirrison, Everton Costa, Sergio Manoel, entre outros, não aparecerão.
4-2-3-1
Talvez esta seja a formação mais provável para o Coritiba iniciar a temporada.
Vanderlei, Victor Ferraz, Luccas Claro, Escudero e Denis Neves; William e Gil; Alex, Lincoln e Rafinha; Deivid.
A grande incógnita ficará no trio de meias. Com a saída de Everton Ribeiro o Coritiba perderá em velocidade. Porém com a entrada de Alex o time ganhará muito em criatividade e em chegada a área adversária.
Alex deverá atuar mais centralizado. Rafinha e Lincoln deverão se revezar entre os lados direito e esquerdo, tentando sempre a entrada em diagonal.
Lincoln não tem a mesma velocidade de Everton Ribeiro, mas poderá compensar com sua qualidade técnica e de arremate.
Outra possibilidade é a entrada de Botinelli no lugar de Lincoln. Com isso o “gringo” atuaria pelo lado direito e Rafinha pelo lado esquerdo.
4-4-2
Este sistema pode ser utilizado quando Marquinhos Santos optar por fortalecer o seu ataque.
Vanderlei, Victor Ferraz, Luccas Claro, Escudero e Denis Neves; William, Gil, Alex e Rafinha; Deivid e Julio Cesar
A entrada de Julio Cesar pelo lado esquerdo, forçará a mudança de Rafinha para o lado direito. O atacante recém contratado tem como característica atuar vindo de trás, não fazendo o pivô para os atletas do meio-campo. Este papel deverá ser feito por Deivid.
Com isso, o time poderá, durante as partidas, variar entre os esquemas 4-2-3-1 e 4-4-2, sem necessitar mudar um jogador.
O time poderá um pouco em criatividade na meia-cancha, mas ganha em poder ofensivo.
Caso opte por um time ainda mais ofensivo, o argentino Botinelli poderia entrar no time no lugar de Gil.
3-5-2
A opção pela entrada de um homem na sobra poderá ser utilizada quando o Coritiba enfrentar equipes mais fortes ofensivamente.
Vanderlei, Luccas Claro, Pereira e Escudero; Victor Ferraz (Patric), William, Gil (Botinelli), Alex e Denis Nevez; Rafinha (Julio Cesar) e Deivid.
Este esquema pode proporcionar uma variante de jogadores. A opção por Patric pelo lado direito visa deixar o time mais forte ofensivamente.
Na meia-cancha Marquinhos pode optar pela escalação de apenas um volante, fazendo com que Botinelli atue como segundo volante, deixando o time com uma saída de bola mais qualificada.
Rafinha pode ser colocado para atuar mais adiantado, fazendo dupla de ataque com Deivid. Julio Cesar também pode fazer esta função, porém o raçudo Rafinha deve continuar como intocável no time.
Para atuar como homem da sobra, o técnico Alviverde tem três opções, Pereira, Chico e Bonfim, mas a entrada do experiente Pereira seria a possibilidade mais real, considerando que este atleta é um dos zagueiros, em atividade no futebol brasileiro, que desempenha com mais eficiência esta função.
A entrada de Pereira garantiria ainda uma melhor segurança na bola aérea defensiva e também um bom aproveitamento ofensivo.
4-3-3
Este esquema poderá utilizar basicamente os mesmos atletas que aparecem no 4-4-2.
Vanderlei, Victor Ferraz, Luccas Claro, Escudero (Bonfim ou Pereira) e Denis Neves (Escudero); William, Gil e Alex; Rafinha, Deivid e Julio Cesar (Ruidiaz)
Com um esquema mais ofensivo, o treinador poderá deixar uma linha de quatro mais compacta defensivamente. Com isso teria a opção da entrada de Bonfim ou Pereira no miolo de zaga, deslocando Escudero para atuar pelo lado esquerdo.
Isso faria com que Rafinha atuasse mais aberto pelo lado esquerdo, deixando Julio Cesar pelo lado direito, para as entradas em diagonal. Isso poderia facilitar os arremates do novo atacante Alviverde.
Poderia ainda ser utilizada a opção do peruano Ruidiaz, o que deixaria o time ainda mais veloz.
4-5-1
Esta opção visaria fortalecer a meia-cancha e poderia ser usada contra times que tenham meio-campos mais qualificados.
Vanderlei, Victor Ferraz, Luccas Claro, Escudero e Denis Neves; William, Gil, Alex, Rafinha e Botinelli (Robinho); Deivid
Seria praticamente uma variação do 4-2-3-1, com a diferença de que Rafinha e Botinelli ou Robinho atuariam praticamente como meia-pontas, atacando quando o time está com a posse de bola e fechando o meio, como volantes, defensivamente quando o time estiver sendo atacado.
A escolha por Robinho deve-se ao comportamento tático deste atleta, que executa muito bem esta função.
Neste esquema o meia Alex e o atacante Deivid seriam praticamente os únicos atletas que atuariam com liberdade de movimentação.
Existiriam ainda outros esquemas a serem discutidos, mas estes são os principais e que poderiam, porventura, ser utilizados pelo treinador Alviverde.
Existem ainda outros esquemas táticos a serem discutidos, principalmente se considerarmos que o futebol sempre está em constante evolução tática. Porém, apresentamos os mais possíveis de serem utilizados.
Mas para início de temporada, o Coritiba já divulgou que deverá iniciar o campeonato com uma equipe mista, mesclando atletas reservas com jovens oriundos das categorias de base.
Talvez o jovem Luccas Claro seja o único titular que vá iniciar o campeonato desde a primeira rodada.
O possível time para iniciar o campeonato teria:
Vaná, Patric, Luccas Claro, Bonfim e Eltinho; Junior Urso, Djair (Emerson Santos), Thiago Primão, Robinho e Ruidiaz; Arthur.
E para você, amigo COXAnauta, qual seria o melhor esquema tático a ser utilizado pelo técnico Marquinhos Santos?
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)