Falando de Bola
Após a eliminação do time na Copa SP, mais uma vez o Grêmio pelo caminho, as atenções voltam-se todas para a estréia do time no Campeonato Paranaense.
Na verdade poderíamos chamar o jogo de domingo contra o Operário como uma pré-estréia, não que estejamos menosprezando o adversário da primeira partida do estadual, mas o fato é que a estréia tão aguardada ficará para a quarta-rodada, no dia 31/01/2013.
E é justamente esta estréia que vem causando uma mistura de ansiedade, empolgação e euforia não só em mim, mas em toda torcida Coxa-Branca.
O ano de 2012 terminou com a notícia mais esperada pela torcida Alviverde desde a sua saída em 1996: A volta do craque Alex para o clube em que deu os primeiros passos como jogador de futebol de campo.
Passou por cinco clubes, três deles, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, nos quais foi ídolo e ficará marcado para a história de cada um deles.
No Fenerbahçe é tratado como um Deus, ganhou estátua na frente do estádio e adorado pelos turcos, que adotaram o Coritiba como o segundo clube de seu coração.
Tudo isso por causa de um atleta que sempre honrou a camisa de seu clube e ao mesmo tempo dava show, suor e sangue pelo seu time dentro de campo.
Mas se somente a volta de Alex já causaria essa mistura de ansiedade, empolgação e euforia no torcedor Alviverde, a manutenção da base, com a permanência de jogadores como Vanderlei, Emerson, William, Lincoln, Rafinha e Deivid, e a contratação de bons jogadores como Leandro Almeida, Botinelli e Julio Cesar, que deverão ser importantes no projeto da equipe para 2013, deixam a torcida do Coritiba mais confiante de que enfim o time poderá partir forte para voltar a conquistar um título nacional.
É óbvio que o time Coxa-Branca lutará contra gigantes muito mais “abastados” financeiramente e com grandes elencos, como Corinthians, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atlético/MG, Grêmio, Internacional e Fluminense, mas o time montado pela diretoria Alviverde dá totais condições de se pensar em um “passo maior”.
Se o time vai “encaixar”, isso não se sabe, mas o fato é que será muito divertido e prazeroso ver um Coritiba escalado com Botinelli, Lincoln, Rafinha, Alex, Deivid, Leandro Almeida, Emerson, William, Gil, Escudero, Julio Cesar, Vanderlei, Ruidiaz,entre outros atletas que farão parte deste time Alviverde. E quem sabe ainda teremos o retorno do artilheiro Keirrison.
E isso que estamos apenas no início de temporada. Outros nomes deverão chegar para deixar o time ainda mais forte para a disputa do Campeonato Brasileiro e para as fases finais da Copa do Brasil.
A chegada de jogadores tarimbados, mas principalmente de muita qualidade só foi possível e continuará sendo possível se a grande torcida Alviverde colaborar se associando ao clube e se mantiver adimplente, independente da competição disputada ou até mesmo do momento que o clube estiver passando dentro de campo.
O passo a frente finalmente foi dado. O tão falado projeto dá mostras de que poderá dar resultados efetivos. Por isso não se pode regredir neste momento.
O fato dos recursos orçamentários provenientes do quadro associativo ser atualmente maior do que a verba disponibilizada pela televisão já é um grande avanço. Talvez o passo principal para a definitiva transformação do clube.
Mas de nada adianta um time bem montado dentro de campo, se fora dele não houver união entre todos os segmentos do clube e seu torcedor.
É hora de apoio, independente das correntes políticas. É hora de blindar o Coritiba, contra tudo e contra todos.
Não falo em blindar dirigentes ou diretores, mas sim o Coritiba Foot Ball Club como um todo.
Deixar brigas internas, divergências políticas e pessoais de lado e ajudarmos o Coritiba a voltar a figurar entre os grandes.
O foco atual tem que estar bem claro. E o foco deve ser único e exclusivamente voltado para aproveitar o bom momento e fazer o Coritiba campeão.
O Coritiba começa muito forte esta temporada e dá esperanças de uma grande conquista, mas nós formadores de opinião e torcedores podemos colaborar neste processo e também ajudar o clube a voltar a conquistar um título de grande expressão nacional.
Juntos, faremos o Coritiba muito forte.
E como diria um verso do grande hino composto pelo saudoso Vinicius Coelho:
Vencer é o seu lema, trabalhar é tradição. Salve, salve Coritiba, o eterno campeão!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)