Falando de Bola
Assim como era previsto, o Coritiba venceu, sem sustos, o Icasa por 3x0, voltando a ganhar uma partida após três derrotas seguidas.
Se tecnicamente a equipe não foi um primor, a superação e dedicação foram as tônicas nesta partida.
Mas a vitória não pode esconder os velhos problemas do Coritiba.
Desta vez o miolo de zaga não complicou, com Jeci inclusive marcando o terceiro gol após grotesca falha do goleiro adversário, mas não podemos deixar de observar que o ataque adversário exigiu muito pouco da retaguarda Alviverde.
Os laterais novamente não apareceram, ficando muito presos no campo defensivo, apesar do espaço para jogar. Ney Franco precisa com urgência criar um fato novo para estas posições.
Apesar dos laterais, no esquema de Ney Franco, terem que priorizar a marcação, é necessário que ataquem quando o espaço aparecer, com os volantes podendo perfeitamente fazer as suas coberturas.
A meia-cancha melhorou muito com a entrada de Enrico no lugar de Sandro, apesar do meia ter jogado mais como um terceiro atacante pelo lado esquerdo.
Esta modificação tática foi de grande utilidade nesta partida, pois a colocação de Enrico pelo lado esquerdo, matou a sobra do time cearense, facilitando as jogadas de ataque e a atuação de Betinho.
Grande também foi a atuação do volante Léo Gago, que já mostrou o seu cartão de visitas, fazendo um belíssimo gol de fora da área.
Quando Leandro Donizete voltar a ter condições de jogo, o treinador Alviverde terá que quebrar a cabeça para escolher entre Donizete, Léo Gago e Marcos Paulo para duas posições.
No ataque, percebemos dois extremos:
Betinho, apesar de toda sua limitação técnica, mostrou muita garra e disposição, sendo extremamente útil, principalmente colaborando para o segundo gol do Coritiba, marcado por Enrico.
Já Marcos Aurélio, tecnicamente melhor jogador do time, mostrou-se, mais uma vez, totalmente desinteressado da partida, assim como já tinha sido visto nas derrotas para Duque de Caxias e Figueirense.
Se algum problema está acontecendo com o atacante Alviverde, é preciso que a diretoria e comissão técnica detectem o quanto antes para poder auxiliá-lo, pois será um jogador extremamente importante nesta difícil caminhada.
A principal notícia após a vitória contra o Icasa, foi o anúncio da contratação do atacante Leonardo, que chega para disputar com Betinho o comando de ataque Alviverde.
Foi uma boa sacada da diretoria, principalmente pela inexistência de opções para o ataque do Coritiba.
Jogador muito bom tecnicamente e com faro de gol, Leonardo precisa apenas provar que está bem clinicamente, pois ultimamente vem mais freqüentando o Departamento Médico do que os gramados.
Espera-se também que ele repita por aqui sua primeira passagem pelo Paraná Clube, onde foi muito bem e fez muitos gols, pois suas passagens por Flamengo e Avaí foram completamente apagadas.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)