Falando de Bola
O técnico Guto Ferreira da Ponte Preta dá indícios em escalar uma equipe alternativa para enfrentar o Coritiba pela terceira fase da Copa do Brasil.
A fundamentação é que isso possibilitará a "rodagem" do elenco, deixando todos em boas condições para o brasileiro, competição prioritária do time campineiro.
Não que o time alternativo seja fraco, pois o atacante Borges, hoje reserva na Ponte, será utilizado, mas mais do que dar rodagem, esta opção prova que alguns clubes brasileiros não tem mais interesse em seguir na Copa do Brasil, em razão da inclusão dos times que disputam a Libertadores no primeiro semestre e ainda o fato dos times que avançarem às oitavas de final estarem impossibilitados de disputar a Sul-americana.
Mesmo que a Sul-americana seja um torneio disputados por equipes de todos os países da América do Sul, participar desta competição se tornou mais vantajoso para equipes de médio porte como o próprio Coritiba e a Ponte Preta.
O que é mais viável, entrar em uma competição nacional para enfrentar equipes como Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio, Santos, São Paulo, Fluminense, Vasco ou Botafogo, sabendo que além da qualidade técnica da maioria destes times, ainda tem a influência da arbitragem, ou entrar em um torneio sem nenhum destes times, disputando o título contra equipes de segundo escalão da América do Sul?
É provável que amanhã no Couto Pereira tenhamos o início de um confronto onde nenhuma das duas equipes tenha interesse em avançar de fase.
Esse é o futebol brasileiro comandado por cartolas que mal sabem que a bola é redonda, mas que sabem de olhos fechados as cores dos dólares e euros.
Continuam as especulações a respeito de contratações no Coritiba.
Para goleiro, já foram cogitados Dida, Aranha e até Renan, do Goiás. As atuações regulares de Bruno nas últimas três partidas parecem ter silenciado um pouco a diretoria na contratação de um goleiro mais experiente para a meta Alviverde.
Rafinha, Marcos Aurélio e o gringo Ariel Nahuelpan voltam ao campo das especulações.
O meia-atacante Rafinha, afirma nas redes sociais que está longe de um acerto final com o Coritiba. Realmente esta é uma negociação difícil, apesar do jogador estar se desligando de seu clube no mundo árabe. O dinheiro que o clube lhe deve pesa muito no momento de fechar a negociação.
Caso a contratação seja concretizada, é um jogador que chega e assume de imediato a posição de titular. Seu carisma e identificação com o clube lhe garantem este status.
Marcos Aurélio rescindiu o seu contrato com o Ceará e diz que acertou com o Coritiba por dois anos, fato não confirmado pela diretoria Alviverde.
Apesar da qualidade técnica do jogador, esta é uma contratação de risco, pois depois da saída do Coritiba, sua única boa temporada foi em 2013 pelo Sport/PE. Visivelmente acima do peso, estava na reserva no time cearense.
Caso tenha sua contratação confirmada, espera-se apenas que não seja ele o tão falado camisa 10 prometido pela diretoria.
E por último, a declaração no twitter de Ariel dizendo estar com saudades do Brasil e do Coritiba levantaram rumores de uma possível volta ao time Alviverde, negociação não confirmada em nenhum momento pela diretoria.
Apesar da forma com que saiu do clube, uma possível volta do argentino seria interessante, principalmente do ponto de vista motivacional para o torcedor, já que sempre foi um atleta muito querido pela torcida Alviverde.
Os rumores sobre três jogadores que já vestiram a camisa do clube mostra que além da dificuldade em contratar bons jogadores, está faltando criatividade ao setor de captação do clube.
Dos reforços contratados até aqui para o brasileiro, apenas o meia Thiago Galhardo pode ser considerado como um trabalho de observação, já que o meia Ruy e o zagueiro Leandro Silva estavam tendo suas atuações aqui, bem próximo da vista de todos, e das avaliações da crônica local.
Enquanto isso, o maior rival do Coritiba tem captado jovens valores no interior de São Paulo e no Nordeste, que acabam dando bom retorno financeiro ao clube.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)