Falando de Bola
Enraizado na zona de rebaixamento, o Coritiba terá nas próximas seis rodadas a oportunidade de traçar o seu destino no campeonato brasileiro, seja ele para entrar na luta para se manter na primeira divisão, ou então, praticamente sacramentar o seu rebaixamento.
Dos seis jogos a disputar, podemos dizer que cinco são confrontos diretos. Os jogos contra Red Bull Bragantino, Sport, Botafogo, Goiás e Athletico Paranaense serão importantíssimos nesta complicada tarefa de deixar a parte de baixo da tabela. Qualquer ponto perdido contra qualquer um destes adversários pode fazer uma grande diferença lá na frente.
Em uma rotina normal, sem considerarmos a pandemia da COVID-19, o Coritiba teria uma grande oportunidade de pontuar, uma vez que dos cinco adversários acima mencionados, quatro serão enfrentados dentro do Couto Pereira. Com a torcida alviverde a favor, as chances de quatro vitórias seriam grandes. O problema é que, sem torcida, o Coxa tem a segunda pior campanha nos jogos dentro de casa, com apenas 11 pontos conquistados em 33 disputados. O número é ainda mais vexatório quando se vê que o time alviverde marcou apenas seis gols dentro de casa.
E em um cenário onde uma possível fuga da zona do rebaixamento passa principalmente pelos confrontos diretos dentro de casa, a única possibilidade de isso acontecer é o Coritiba passar a fazer algo que tem feito muito pouco até então, que é começar a pontuar nos jogos disputados dentro do Couto Pereira.
Vitórias contra Red Bull Bragantino, Botafogo, Goiás e Athletico Paranaense passam a ser questões de sobrevivência para um clube que pode passar por sérias dificuldades em caso de uma nova queda para a Série. Um novo rebaixamento abalará o clube não só financeiramente, como também moralmente.
E além das importantes partidas dentro de casa, o Coritiba tem ainda um confronto direto contra o Sport, na Ilha do Retiro, em um jogo que pontuar também é preciso. Não só para subir na tabela, como também para segurar um adversário direto na luta contra o rebaixamento. O jogo contra o Atlético Mineiro é daqueles que podem ser definidos como o que vier é lucro.
O que não pode acontecer é perder pontos nos confrontos diretos, uma vez que a cota de pontos perdidos, principalmente nos jogos dentro de casa, já estourou faz tempo.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)