Falando de Bola
Gravar os programas da TV COXAnautas tem se tornado um imenso prazer. Além de poder falar sobre as coisas do Coritiba, o ambiente criado com os amigos Marcelo Carneiro e Sérgio Brandão torna extremamente leve e divertido os dias de gravações.
Nem mesmo a delicada situação do Coritiba no campeonato brasileiro, que acabou tornando alguns programas meio repetitivos, já que estávamos sempre falando sobre os insucessos do clube, fez com que a gente desanimasse.
No meio do caminho, com o fim do contrato com a produtora, tivemos que produzir de forma independente o programa, o que fez com que tivéssemos que nos virar "nos trinta" para não deixar o programa acabar. E nisso tenho que louvar o esforço do Marcelo, que de participante da bancada, virou também diretor de fotografia, câmera e editor.
Enquanto eu e o Sérgio cuidávamos do conteúdo do programa, o Marcelo nos dava todo o suporte para que pudéssemos continuar fazendo os programas da TV COXAnautas.
E assim na última segunda-feira conseguimos gravar dois programas, o vigésimo e o vigésimo - primeiro, chegando a dez programas gravados de forma independente.
E no vigésimo - primeiro, que foi ao ar na manhã de hoje, fizemos uma projeção do que esperamos no Coritiba nas próximas rodadas. E no final da conversa, chegamos a conclusão de que apesar de todas as dificuldades que o time Alviverde teve neste campeonato, as chances de permanência na primeira divisão são reais e muito grandes.
Os próximos quatro jogos do time Alviverde podem ser considerados todos como confrontos diretos, principalmente os jogos contra Avaí e Ponte Preta, que serão dentro do Couto Pereira.
Sport e Fluminense, hoje até podem ser considerados como confrontos diretos, mas pela projeção que fiz da tabela de classificação, estas equipes não correrão riscos de rebaixamento, logo, nesta seqüência de quatro jogos, as partidas onde a vitória será o único resultado que interessa, serão os confrontos contra Ponte Preta e Avaí.
Voltando ao jogo de domingo contra o Sport, a partida será extremamente complicada. O Coritiba não tem um histórico favorável jogando na Ilha do Retiro, porém como o time pernambucano tem uma partida complicada hoje contra o Junior Barranquila, da Colômbia, pelas quartas-de-final da Sulamericana, as chances de um bom resultado crescem, principalmente pelo desgaste que os jogadores comandados por Wanderley Luxemburgo deverão sofrer na partida de hoje.
Mas por não considerar o Sport como um adversário direto na luta contra o rebaixamento, um empate na ilha do Retiro pode ser considerado um bom resultado.
Depois dos pernambucanos, o Coritiba terá o Avaí em casa. E neste jogo não se pode pensar em outra coisa que não seja a vitória. Vencendo os catarinenses, a chance do Coritiba deixar a zona de rebaixamento nesta rodada será muito grande.
O jogo contra o Fluminense, no Maracanã, pode marcar a recuperação definitiva do time Alviverde. O time carioca deverá estar em uma posição mais confortável na tabela, o que poderá deixar o time de Abel um pouco mais relaxado em campo, além do fato de que o Coritiba gosta de aprontar agradáveis surpresas no palco onde conquistou seu título brasileiro. Soma-se ainda o fato de que o Fluminense deverá ser eliminado na Sulmaericana pelo Flamengo, tirando um pouco da motivação do time.
E depois dos cariocas, vem o jogo que eu considero o mais importante desta sequência de jogos, o contra a Ponte Preta, no Couto Pereira. Assim como o jogo contra o Avaí, este é daqueles onde só a vitória interessa. E os três pontos contra a Macaca devem afundar o time campineiro na tabela de classificação.
Portanto, amigos, conquistar no mínimo oito pontos nestes doze a serem disputados podem deixar a situação do Coritiba mais confortável na competição, principalmente se levarmos em condição, que os quatro jogos restantes (Atlético/MG, Flamengo, São Paulo e Chapecoense) serão contra equipes que provavelmente estarão em uma situação na tabela em que não almejarão mais nada a não ser esperar o fim da competição.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)