Falando de Bola
Hoje o jogo é para três pontos. Mas para que isso aconteça, atenção em campo em tempo integral.
O América vem crescendo, não perde a quatro jogos. Nos dois últimos jogos fora de casa, dois empates, contra Figueirense e Ponte Preta.
Com a bola rolando, o Coritiba tem um time melhor, mais acertado e vive um ótimo momento, motivado pela classificação épica contra o Belgrano. Se entrar concentrado e ciente do que deve fazer, passa pelo time mineiro e sobre para a 12º posição na tabela.
Com chuva no Alto da Glória, a noite será de Leandro e Raphael Veiga.
Raphael Veiga volta para assumir seu lugar. Sem Iago, fica uma dúvida no time. Vinícius não aprovou e deve ser sacado.
Opções para o lugar de Iago são várias: Carlinhos, Yan Sasse, Felipe Amorim, Bernardo, Cesar Gonzales e Evandro.
Carlinhos, que entrou muito bem contra o Belgrano, deve ganhar a vaga, revezando-se com Juan pela lateral, meia e ataque.
Com eles por ali, mais o apoio de Raphael Veiga, o Coritiba pode ter uma jogada muito forte pelo lado esquerdo.
Cesar Gonzáles e Bernardo também merecem mais chances. Entraram com uma responsabilidade muito grande contra os argentinos e cumpriram muito bem com o seu papel. Ajudaram a equipe a vencer os penaltis, batendo muito bem suas cobranças.
Com as alterações promovidas pela Conmebol, o Brasil terá sete times na Libertadores, seis classificados pelo campeonato brasileiro e mais uma vaga que será ocupada pelo campeão da Copa do Brasil.
Como o campeão da Copa do Brasil tem grandes chances de ser um clube que está na parte de cima da tabela do campeonato brasileiro, o G6 deverá virar G7.
E aí o Brasileirão passará a ter um novo foco para o Coritiba.
Além de buscar uma vaga no torneio como campeão da Copa Sul-Americana, o time Alviverde tem também a possibilidade de tentar entrar pelo campeonato brasileiro.
E para que isso aconteça, no mínimo 10 pontos nos próximos 12 são fundamentais. Se isso acontecer, o Coritiba entra de vez na briga pela parte de cima da tabela.
O paraguaio Ortega foi contratado com grande expectativa pela torcida Alviverde, muito mais pelo lindo gol que fez contra o Atlético/PR, quando jogava pelo Sportivo Luqueño, do que pelo histórico de sua carreira.
Chegou, estreou mostrando luta e disposição, mas logo caiu no ostracismo.
Em 15 jogos apenas um gol marcado. Na derrota para a Chapecoense, na Vila Capanema.
Com Carpegiani só ganhou 13 minutos contra o São Paulo. E nem contra o Palmeiras quando o time ficou desfalcado de vários atacantes, Ortega não foi relacionado.
Oficialmente nada se sabe sobre sua ausência. Contundido parece que não está. Dizem por aí que se encontra desmotivado e não tem se esforçado nos treinamentos, e com isso ficou acima do peso.
Seja o que for, Carpegiani poderia tentar recuperá-lo, pois sem Kleber e Neto Berola, as opções no banco para o ataque se resumem a Vinícius e Evandro, que até o momento não se mostraram superior ao paraguaio.
A passagem pela seleção brasileira, aliás, parece não ter feito bem ao jovem atacante. Desde que voltou de lá, anda cheio de marra dentro de campo e não é nem sombra do atacante que surgiu bem em 2015.
Parece que a convivência com Neymar e companhia não fez bem a Evandro.
O Atletiba vem aí daqui a duas semanas. A partida que ainda não tem local definido, já que a Baixada estará sendo usada para um show do cantor Andrea Bocelli, deverá ser disputada na Vila Capanema.
Se as previsões de resultados se confirmarem, o Coritiba chegará muito motivado para o clássico e, vencendo, se igualará em pontos ao time atleticano.
Como a situação tranquila no campeonato brasileiro, contando com a volta de Kleber, e motivado pelos bons resultados, o Coritiba chegará embalado para enfrentar o Atlético Nacional, da Colômbia.
E aí amigos, será noite de Mauá em Chamas, Green Hell, Couto Pereira lotado, e todos pra cima do time do "Patrón".
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)