COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

08/10, 09h03 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

Até quando esperar

“Não é nossa culpa
nascemos já com uma benção
mas isso não é desculpa
pela má distribuição.”..
Plebe Rude


Olhei incrédulo para a escalação do Coritiba assim que ela foi divulgada. Esperava qualquer coisa, menos que o Jorginho repetisse contra o Grêmio a covarde sistematização tática utilizada no empate contra o São Paulo.

Se não bastasse a incompetência do treinador do Coritiba, ao repetir a escalação, Jorginho dava um tapa na cara de todo torcedor Alviverde, mostrando que ele faz o que quer no Coritiba e ponto final. E pior, mostrou ainda a falta de comando diretivo do clube, uma vez que se tivéssemos um dirigente que entendesse de futebol e que tivesse moral para cobrar o treinador, jamais veríamos repetir tal escárnio.

A derrota para o Grêmio pode ser creditada em sua totalidade ao treinador do Coritiba. A covardia tem seu preço, e ela não demorou três minutos para cobrar. E mais, levou mais alguns minutos para mostrar que a covardia tem um preço ainda mais alto quando é reincidente.

Quando o treinador resolveu alterar tudo aquilo que covardemente fez as coisas melhoraram, e por pouco o Coritiba não empatou um jogo que se desenhava como uma grande goleada para o time gremista.

E aí questionamos o porque dessa covardia toda, se quando estava melhor distribuído em campo o Coritiba conseguiu ser um pouco mais efetivo.

A covardia tática do time não foi a única barbaridade de Jorginho na partida contra o Grêmio. A colocação de Guilherme Biro como lateral-esquerdo mostra o quanto o treinador brinca com o futebol do Coritiba.

O clube tem dois bons laterais-esquerdos, Kazu e Ângelo, que sabe-se lá o porque, não são aproveitados no time profissional e desceram para o Sub-20. Na estreia do time na Copa do Brasil ontem, ambos fizeram gols na vitória por 3x0 sobre o Palmas. Enquanto no time profissional vemos um meia improvisado na lateral, na equipe de base vemos dois bons jovens jogadores mostrando que podiam ao menos ser uma opção para o setor.

A diretoria manteve Jorginho, talvez dando-lhe uma última chance contra o Fortaleza. Esse é o grande problema que assola o Coritiba há anos. Esperando sempre para depois. Jorginho não deveria nem ter voltado. Já que voltou, deveria ter sido mandado embora depois da derrota para o Fluminense, não foi. Deveria ser demitido depois do que fez contra o São Paulo, não foi. Poderia ainda ser demitido após repetir a escalação contra o Grêmio, não foi. Agora apostam as fichas em uma vitória sobre o arrumado Fortaleza que, jogando com um a menos, venceu o líder do campeonato.

A diretoria só está protelando o que vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Sabemos que a permanência de Jorginho tem prazo para acabar. Até quando esperar?

Dizem por aí que o presidente Samir Namur, de forma cínica, falou que irá com Jorginho até o final, uma vez que já que foi a torcida que pediu a volta do treinador, ela que arque com a responsabilidade. Não quero acreditar que o presidente foi tão infeliz a ponto de dizer tal barbaridade. Se isso é verdade, a covardia não reside somente nas atitudes do treinador, mas também no mandatário do clube, que coloca nas costas da torcida a responsabilidade pela sua inaptidão para trabalhar no futebol.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "Salve, amigo Ricardo Honório! Atrasado nos comentários, a justificativa fica por conta do decepcionante choque de domingo somado à frustrante surpresa desta quarta-feira.
    Compareço não por obrigação, mas pelo dever de me solidarizar, ponto por ponto, vírgula por vírgula, com todo o contexto de mais uma de suas elucidativas narrativas.
    Resta agora esperar por um dupla motivação de bons momentos ao final da partida deste sábado: o primeiro deles nos traz antecipadamente a grata certeza de uma leitura na coluna "De Olho no Lance" sob a sua tradicional ótica que nos transporta ao Couto através de palavras transformadas em nítidas imagens. Vale a pena, seja qual for o resultado, pois nos faz presentes.
    O segundo momento, este na expectativa de um inimaginável acerto de Jorginho, será a comemoração de uma vitória vinda de um acerto na escalação. Bem "peneirados", embora não supercraques, temos no elenco atletas certos para o lugar certo – complementando o elenco junto a alguns que já se firmaram.
    Que os mais novos, aqueles no aguardo de mostrar suas qualidades, entrem no decorrer do jogo substituindo veteranos estreantes e titulares vindo de recentes contusões. Que seja redimido um deles, o garoto que "pagou o pato" pelo erro de uma estratégia maluca.
    Tudo no lugar, a justificativa final: toda a minha torcida tem por meta a chegada de uma nova diretoria com nosso sofrido Coritiba ainda na Série "A". Nada justifica a atual gestão. Nem mesmo uma milagrosa sequência de vitórias até o decisivo dezembro. Estarei no aguardo, Honório: "De Olho no Lance". SAV!"

    Luiz Roberto | 09/10, 20h04

  • "Onde está a contagem regressiva pra saída do Samir e seu G5 ?

    Grande Abraço"

    Luiz Bueno Franco | 09/10, 08h52

    • "Salve, colega alviverde! Provavelmente você é sócio e está entrando no modo de visualização da nova "Home" do site.
      Ainda em fase experimental, as demais (blogs e matérias informativas) continuam no antigo formato. Caso queira a página principal também no formato original (mantendo Contagem Regressiva, com suas horas, minutos ), clique no rodapé sobre o link "Quero retornar ao site antigo". SAV!"

      Luiz Roberto | 09/10, 18h35

  • "Concordo com sua sugestão Rafael C.
    Na minha escalação, só não teria lugar o Martinez, ao meu ver.
    Reveja a sua também, até porque não é possível escalar 12 jogadores...
    SAV"

    Wilson M. J. | 09/10, 00h22 | Móvel

    • "kkkkkkkkkkkkkkkk"

      R. L. Zanetti | 09/10, 08h33

    • "kkkkk verdade Wilson! É q para o Jorginho mudar o esquema de 3 volantes vai ser difícil. Concordo com vc, reitero o time sem o Martinez. Mas acho q é capaz dele escalar o Biro novamente, desta vez como meia, ao lado do Giovani Augusto, sem o Neilton. Enfim, o Jorginho faz tanta lambança q confunde até os corneteiros kkk SAV"

      Rafael C. | 09/10, 09h45 | Móvel

  • Ver todos os comentários (28)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Brasileiro

Internacional 35
Flamengo 35
Atlético-MG 32
Fluminense 29
São Paulo 27
Santos 27
Palmeiras 25
Fortaleza 24
Grêmio 24
10º Ceará 22
11º Atlético-GO 22
12º Sport 21
13º Corinthians 21
14º Bahia 19
15º Bragantino 19
16º Botafogo 19
17º Vasco 18
18º A.Paranaense 16
19º Coritiba 16
20º Goiás 11

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 154 pts.
Bruno O. 140 pts.
CARLOS CARLOS 136 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 136 pts.
Eden Leão 132 pts.
Rupson F. 132 pts.
Rafael Minoli 129 pts.
Anderson85 Anderson85 127 pts.
Selma R. 127 pts.
10º cleverson k. 124 pts.
11º Marcos Kuff 124 pts.
12º Ricardo Honorio 124 pts.
13º Persio F. 121 pts.
14º Walber Gonçalves de Queiroz 120 pts.
Valdir T. 120 pts.
16º Giovanne Smaniotto 119 pts.
j. miranda 119 pts.
18º Álvaro M. 119 pts.
19º Sanjiro J. 118 pts.
20º Adriano Leal 116 pts.
21º Marco Ferreira 116 pts.
22º Ezequiel B. 115 pts.
23º Tiago Z. 115 pts.
24º Evaldo Maciel 114 pts.
25º Waldir J. 113 pts.
Adilson P. 113 pts.
27º MARCELO ARAUJO 113 pts.
28º Johnny F. 112 pts.
Ailton Batista Vieira Filho 112 pts.
30º Dorvalino J. 112 pts.

Ver classificação completa

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet