Falando de Bola
Desde que Jorginho assumiu o Coritiba foram poucas as vezes em que vimos o time Alviverde fora do rebaixamento. Como o nível do campeonato anda muito baixo, não vale nem a desculpa de que quando ele chegou o Coritiba tinha apenas três pontos em cinco jogos.
Com Jorginho no comando, o Coritiba conquistou treze pontos em doze jogos. Um aproveitamento um pouco melhor quanto ao que pegou quando voltou para o clube. Mas ainda muito além do que a torcida Coxa espera.
Mas sem conseguir fazer seu time atingir a regularidade esperada e dono da pior campanha como mandante no campeonato brasileiro, Jorginho tem empilhado uma desculpa atrás da outra para justificar o fraco rendimento do time.
A mais recente é dizer que os jogadores que chegaram recentemente estão em más condições físicas e que ele precisa de amistosos, já que o Coritiba só tem o Brasileiro para disputar, para colocar os jogadores em ritmo de jogo.
O problema é que o próprio Jorginho não tem dado ritmo de jogo aos atletas que recebeu, como é o caso de Sarrafiore, que chegou como uma grande contratação e hoje está relegado ao banco de reservas sem ser utilizado há cinco jogos.
Talvez Jorginho, nas entrelinhas, teve a intenção de dar um recado a diretoria Alviverde que tem trazido jogadores que estão sem jogar a um bom tempo, como Ramon Martinez, Ricardo Oliveira, Mattheus Oliveira e Ezequiel Cerutti.
O mais certo seria buscar jogadores que estão se destacando na Série B, mas a falta de dinheiro que o clube atravessa, impede de “tirar” os destaques da segunda divisão, tendo que recorrer a jogadores que não interessam a seus clubes e que estão de certa forma parados.
Mas as desculpas anteriores, como culpa Jorge Sampaoli pela má forma física de Ricardo Oliveira, mostram que o treinador não tem conseguido achar soluções e alternativas para fazer sua equipe jogar, preferindo sempre arrumar uma desculpa para justificar as más atuações de seu time.
E pior, não consegue fazer jogadores como Neilton e Sarrafiore (olha ele aqui de novo) desempenharem um bom futebol, contrariando as expectativas da torcida, que apostava que esses jogadores seriam muito úteis ao time.
Para Jorginho todos tem culpa, mesmo ele.
A impressão que tenho, é que Jorginho não sabe o que fazer com semanas inteiras de trabalho, não tendo um repertório de treinamentos que faça os jogadores ficarem focados, sendo um daqueles velhos treinadores do futebol brasileiro que só sabem fazer coletivos.
Talvez por isso, o treinador do Coritiba venha pedindo amistosos, indo na contramão da grande maioria dos treinadores do futebol brasileiro, que reiteradamente reclamam da falta de tempo para treinar suas equipes.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)