Falando de Bola
Antes dos 10 minutos do primeiro tempo, o Coritiba já tinha errado quatro tentativas de lançamento para os homens de ataque. O time parecia desajustado. Negueba que tem se caracterizado pela versatilidade, jogava muito preso no lado esquerdo do ataque, e o time nada produzia.
O Cascavel jogava na base da empolgação e ainda não tinha tomado gol dentro de casa neste campeonato.
A falta de um articulador atrapalhava as jogadas de ataque do time Alviverde, que não conseguia trocar passes, e era prejudicado pelo gramado pesado.
O gol de Alan Santos (esse jogador mostra boa presença de área nas jogadas de bola parada) na cobrança de escanteio de Cáceres deu tranquilidade ao time Alviverde.
Na segunda etapa, o Cascavel teve que sair pro jogo e deu espaços, e com isso o Coritiba conseguiu abrir vantagem no placar com dois belíssimos gols de Rafhael Lucas, o primeiro em uma pintura de fora da área e o segundo com a frieza de um autêntico matador.
O time do interior ainda diminuiu em um pênalti polêmico, mas dificilmente o Cascavel terá forças para reverter o placar na segunda partida.
Rafhael Lucas vem sendo a grande surpresa do Coritiba nesta temporada. De um atleta praticamente descartado no início do ano para o artilheiro do campeonato paranaense com onze gols.
Quem o conhece desde o futsal diz que o "Cabeça" é um artilheiro nato.
Mas o bom da excelente fase do atacante Alviverde é o fato do Coritiba voltar a revelar para o futebol brasileiro um excelente jogador de frente.
O último tinha sido Keirrison em 2006.E ao que parece vem outro bom atacante por aí.
Evandro, vindo do Barueri, e artilheiro da Taça Dallas com 7 gols é a próxima promessa para o ataque Alviverde. A comissão técnica precisa aproveitar a boa fase do guri e trazê-lo já para treinar com os profissionais. Neste caso a fase de transição pode ser abreviada. A idade não é problema quando o jogador tem o faro de gol no sangue.
O Maringá venceu a primeira partida contra o Londrina, fora de casa, e desponta como o provável adversário do Coritiba na próxima fase.
Caso confirme a passagem de fase, o time da "Cidade Canção" deverá trazer um confronto mais equilibrado contra o Coritiba.
Além de um bom zagueiro como Marcelo Xavier, e dois meias, Max e Danilo Rios, que vem mostrando um bom futebol, o time do interior conta ainda com o goleiro Tadeu e o lateral-direito Rhuan que pertencem ao Coritiba e estão jogando boas partidas, além do artilheiro Rafael Santiago, que também já passou pelo time Alviverde.
Outro jogador conhecido do Maringá é o veterano lateral esquerdo Edinho, que já passou por Vasco da Gama e Paraná Clube.
A carência de armadores do futebol brasileiro faz com que os times tenham que se adaptar com volantes que sabem jogar com a bola nos pés e sair para o jogo.
O maior exemplo desta nova característica é o volante Elias do Corinthians e Seleção Brasileira, que vem se tornando um dos principais jogadores do time que tem a melhor campanha na Taça Libertadores.
Isto explica o grande número de opções que o Coritiba deu a Marquinhos Santos para a função de volante.
Alan Santos, João Paulo, Helder, Rosinei, Cáceres, além de Pedro Ken, são volantes que marcam e sabem sair para o jogo, aparecendo como elementos surpresas na área adversária.
Apesar da evidente falta de um armador, o Coritiba tem mostrado uma nova característica de jogo, onde as várias funções dos três volantes titulares são extremamente importantes dentro do conceito tático que Marquinhos Santos vem tentando implantar na equipe.
Notícias do Rio de Janeiro informam que o meia Thiago Galhardo, destaque do Madureira, pode estar chegando ao Coritiba.
Jogador de 25 anos, Thiago foi revelado pelo Bangu, e já passou por clubes como Remo e América/RN.
Além de ter boa visão de jogo e qualidade na armação de jogadas, Thiago rende bem próximo a área adversária e já marcou cinco gols no campeonato carioca de 2015.
Junto com Thiago Galhardo podem estar chegando os meias Netinho, do J. Malucelli, e Danilo Rios, do Maringá.
Porém, estas informações só devem ser confirmadas após o fim da participação destes clubes nos campeonatos carioca e paranaense.
Parabéns ao time Sub-19 do Coritiba que conquistou a Dallas Cup, com uma campanha irrepreensível de cinco vitórias em cinco jogos disputados, com destaque para a goleada de 5x0 sobre o Valência.
O principal destaque foi o atacante Evandro, autor de sete gols na competição. Mas além do artilheiro, e de Luccas Barreto já incorporado ao time principal e que fez uma competição discreta, o time Coxa mostrou outros bons valores como Thiago Ferreira, Guilherme e Julio Rusch.
Parabéns Piazada Alviverde!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)