Falando de Bola
“O Couto é a nossa casa e às vezes parece que estamos jogando fora de casa, a torcida às vezes parece que não torce pelo clube, torce para um ou outro jogador individualmente. Eu prefiro jogar no Couto, aqui é nossa casa, aqui que temos que conseguir as vitórias, espero que o torcedor continue confiando no nosso trabalho e nas pessoas que estão por trás, porque só assim vamos sair desta situação”
Essa fala do Antônio Carlos Zago ao final da coletiva de ontem mostrou um totalmente desconhecimento do clube em que está trabalhando. Se conhecesse um pouquinho da história do Coritiba nos últimos anos, jamais falaria uma palavra que fosse para criticar o torcedor Coxa-Branca.
Se o Zago não sabe, eu vou falar. A torcida Coxa-Branca vem carregando o time nas costas nos últimos anos, e a situação só não está pior porque o clube tem o torcedor ao seu lado. Veja a história do Coritiba no Brasileirão 2022 e você saberá do que estou falando. Aliás, em 2019, quando você estava no Bragantino, teve a oportunidade de ver um Couto Pereira lotado, com o torcedor empurrando do início ao fim, na partida que vencemos com um gol do Giovanni no final do jogo. Essa é a torcida do Coritiba, não a que você retratou na coletiva de ontem.
A torcida Coxa-Branca, mesmo cansada do que virou o Coritiba graças a péssimas administrações, técnicos e jogadores medíocres, tem estado ao lado do Coritiba o tempo todo. Ontem, mesmo com uma inacreditável sequência de 12 derrotas consecutivas, a pior na história do clube, compareceu em bom número ao Couto Pereira. E mesmo assim você teve a “pachorra” de dizer que parecia estar jogando fora de casa. Com todo respeito a sua história no futebol, mas a impressão que tenho é que você não sabe o que é jogar com uma grande torcida ao seu lado, e que merece mesmo ser treinador de times como o Bragantino, que coloca pouco mais de mil pessoas em sua partida.
A torcida do Coritiba não é torcedor de um jogador só. Ela ama o seu clube. Ela quer ver ele vencedor, coisa que não acontece há muito tempo. O que ela não aguenta mais é ver jogadores medíocres vestindo a nossa camisa. E pior, sendo colocados em jogos, dia após dia.
Ela não aguenta mais ver um jogador medíocre como o William Pottker em campo, que você insiste em colocar para tentar mudar o panorama de uma partida. Será que milhares de torcedores estão errados e só você e sua comissão estão certos? Será que vocês não percebem que esse jogador está tão visivelmente fora de forma que não consegue dar um pique em campo? O cara que é atacante em nenhum momento conseguiu chegar perto da área na partida de ontem. Chega de dar chances para um jogador que não tem a mínima condição de jogar um futebol razoável.
A torcida não reclamou da saída do Marcelino Moreno ontem, mas sim de quem entrou no lugar dele. Mais uma vez, com todo respeito, mas chega a ser cômico, para não dizer trágico, pensar que um treinador acha que o Pottker pode mudar a história de uma partida. Se estávamos com um a menos naquele momento, com a entrada do Pottker passamos a ter dois a menos em campo. E sim, você foi chamado de burro com toda propriedade pela torcida Coxa-Branca, pois novamente, assim como já tinha sido em jogos anteriores, o time piorou em campo, com as suas substituições.
Tive a oportunidade de conversar e fazer uma entrevista contigo, onde percebi um cara comprometido em tirar o Coritiba desta situação. Não sou favorável a sua demissão, até porque o elenco que te deram é muito fraco, mas você tem sim a sua parcela de culpa nesta situação ruim que o Coritiba se encontra. As suas substituições falam por si só.
Repito, não fale da torcida Coxa-Branca. Neste momento, ela é a única coisa boa que o clube tem. E tenho a mais absoluta certeza, que os investidores se interessaram pelo Coritiba por conta de sua torcida, que é fiel, apaixonada, vibrante e consumidora de tudo que se refere ao clube. Se você não a conhece direito, antes de sair falando bobagem, procure conhecer a história do Coritiba, o que, aliás, todo técnico ou jogador que chega aqui deveria fazer, para não se equivocar em suas opiniões por aí, ou então, achar que está treinando ou jogando em um clube qualquer.
Você deve desculpas à torcida Coxa-Branca, Zago. Se com ela ao lado já está complicado, sem ela então o caminho do Coritiba é um só: a Série B!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)