Falando de Bola
A lista de relacionados do Coritiba para a partida contra o Paraná Clube me chamou a atenção. Não tem nenhuma surpresa ali, nenhum jogador novo relacionado, ou mesmo algum que estivesse entregue ao Departamento Médico e foi recuperado. A lista chamou a atenção por ter cinco zagueiros entre os nomes divulgados.
Considerando que o técnico Umberto Louzer deverá jogar com apenas dois zagueiros, Alan Costa e Romércio, terá a sua disposição mais três zagueiros, Sabino, Walisson Maia e Rafael Lima no banco de reservas.
Aí está um fato de que o torcedor comum não entende. Qual o critério para se levar três zagueiros para o banco de reservas, dois já seriam mais do que suficientes, quando se deixa de fora jogadores que estão se destacando nos aspirantes, como Matheus Bueno e Pablo Thomaz, e que seriam muito mais úteis como opções para o decorrer da partida, principalmente quando a vitória passa a ser obrigatória.
Matheus Bueno, jogando como primeiro volante, tem muito mais qualidade do que qualquer outro jogador da mesma posição na equipe do Coritiba. Nenhum outro atleta tem o passe mais qualificado que ele. Mas Umberto Louzer insiste com Vitor Carvalho, Matheus Salles e João Vitor.
Pablo Thomaz já teve algumas chances na equipe principal, mas ainda não conseguiu render. Porém, é o artilheiro dos aspirantes, com o mesmo número de gols marcados por Rodrigão no time de cima. Como todos aqueles que já jogaram ao lado de Rodrigão no setor ofensivo nunca convenceram ninguém até o momento, com exceção de Rafinha que chegou agora, o artilheiro do campeonato de aspirantes no mínimo merecia uma chance de ao menos figurar no banco de reservas e ser uma alternativa para o decorrer do jogo. Mas não, o treinador Alviverde prefere Welinton Junior e Arancibia, que até agora não mostraram o porquê de fazer parte do elenco do Coritiba.
Como o Coritiba precisa vencer a partida, estou achando que a intenção de Louzer é colocar zagueiros no ataque, caso o time não esteja em vantagem na segunda etapa, tentando se aproveitar da elevada estatura em bolas cruzadas na área. Pois só isso explica a opção do treinador em relacionar cinco zagueiros para a partida.
Ironias a parte, fatos como esse mostram que o mundo do futebol é muito mais obscuro para o torcedor do que ele próprio imagina. Será que tem explicação para essa opção de Umberto Louzer?
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)