Falando de Bola
Na liderança da Série B, o Coritiba abre a 16ª rodada contra o CRB em um duelo que promete ser um dos mais complicados desta reta final de primeiro turno. Jogando no estádio Rei Pelé, o Verdão terá pela frente um adversário competitivo e com bom aproveitamento como mandante.
Vivendo um excelente momento na competição — com três vitórias seguidas, oito jogos de invencibilidade e cinco partidas sem sofrer gols — o Coritiba chegou à liderança com méritos. E isso se deve, sobretudo, à principal virtude do time até aqui: o sistema defensivo.
Se por um lado o ataque ainda não deslanchou — são apenas 15 gols marcados em 15 jogos —, defensivamente o Coxa tem sido o grande destaque da Série B. Com apenas seis gols sofridos, o time ostenta, com folga, a melhor defesa da competição. Foi justamente esse saldo que colocou o Alviverde à frente do Goiás na tabela.
Alvo de críticas no início da temporada, após eliminações precoces na Copa do Brasil e no Campeonato Paranaense, o técnico Mozart deu a volta por cima e vem conduzindo uma campanha sólida na Série B. Seu time é seguro, competitivo e difícil de ser batido.
No entanto, mesmo com os ótimos números defensivos, o setor ofensivo segue devendo. Dellatorre quebrou um jejum na última rodada, mas os atacantes do elenco ainda produzem pouco. A escassez de opções no ataque, agravada pelas ausências de Everaldo (lesionado) e Lucas Ronier (afastado por dois jogos por indisciplina), forçou Mozart a improvisar: usou Nicolas Careca, Ruan Assis e até os médios Wallisson e Vini Paulista como pontas.
Com a abertura da janela de transferências, o cenário começa a mudar. Chegaram Iury Castilho e Clayson, Everaldo voltou a ficar à disposição, Ronier parece ter retomado o foco, e Dellatorre recuperou a confiança. Além disso, Gustavo Coutinho segue brigando por espaço. Mozart, enfim, passa a contar com um leque mais interessante para montar o trio ofensivo, sem precisar improvisar.
A expectativa agora é que o ataque acompanhe o nível da defesa. Se isso acontecer, o Coritiba pode se tornar ainda mais competitivo e consolidar sua caminhada rumo ao acesso.
O jogo de hoje, diante do CRB — quinto melhor mandante da Série B —, é uma ótima chance para o setor ofensivo mostrar que o bom momento do time não se resume à consistência defensiva.
Saudações Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)