Falando de Bola
Ao me manifestar no Twitter após a derrota para o Guarani, recebi o seguinte comentário de um seguidor:
” Esqueça a política Honório! As eleições já acabaram!!!!”
Antes de mais nada quem me conhece sabe que em nenhum momento tive algum interesse político no clube. Muito pelo contrário, não tenho interesse em nenhum cargo lá dentro, seja ele conquistado de forma política ou mesmo de forma profissional.
Desde 1996, graças a um concurso público, sou servidor do Ministério do Trabalho, local que dá o meu sustento e das minhas filhas. Logo, não seria insano de minha parte, sair de meu estável emprego para aventurar no mundo do futebol.
O futebol para mim atualmente tem se tornado um fardo. O Coritiba há tempos deixou de ser uma diversão. Aliás, alguém se diverte vendo o Coritiba jogar? Não foram poucas as vezes nos últimos anos em que saímos extremamente irritados do Couto Pereira ou da frente da televisão.
Mas sou um eterno apaixonado pelo Coritiba, e como torcedor e editor do site e da TV COXAnautas não consigo me abster de acompanhar as coisas Alviverdes, apesar de ter pensado em desistir em várias oportunidades.
E aí, muitos confundem críticas, sejam elas pertinentes ou não, aí vai da consciência de cada um, com interesses que não sejam exclusivos em relação a de um torcedor comum.
Desde o início do ano, não só eu, como os colunistas e a maioria dos leitores do site COXAnautas tem falado do erro nas contratações. Isso até levou o presidente Samir Namur a dizer que o site não estava ao lado do Coritiba, e por isso não deveria ter nenhuma relação com o site e seus componentes.
E em uma rede social como o Twitter, quando se critica abertamente a condução do futebol do clube, abre-se margem para interpretações. Para alguns são somente críticas, para outros política.
O fato do presidente eleito ser popular entre vários “influencers” de rede sociais, fez com que as críticas à condução do Coritiba fossem extremamente massacradas, e assim o site COXAnautas passou a ser odiado entre alguns, que chegaram até falar que o site estava morto, quando na realidade o número de acessos do Portal cresce a cada dia.
Porém, com o futuro se vislumbrando nebuloso em face aos vários erros cometidos no Departamento de Futebol, alguns se calam, outros apagam twiters, e outros começam a reconhecer a fragilidade do elenco que foi montado. Existem ainda alguns poucos que tentam a unhas e dentes manter sua convicção de que o trabalho vem sendo bem conduzido, mas estes mesmos se calam nas derrotas e estufam seus peitos nas vitórias, mostrando-se totalmente parciais nas opiniões.
Prefiro continuar com a minha convicção em relação aos erros cometidos. E isso não foi dito depois de alguns atletas entrarem em campo, mas sim quando foram contratados. O prejuízo técnico e financeiro causado ao clube pelos inúmeros equívocos são muito grandes. Erros que podem levar o Coritiba a não voltar para a primeira divisão em 2019, mesmo disputando uma Série B com time de orçamentos muito inferiores e tecnicamente sofríveis.
E para piorar ainda mais a situação, a diretoria se mostra silente, o que dá margem para várias interpretações. Não se sabe o que pensam, o que estão fazendo para mudar uma situação que eles mesmos colocaram o clube.
Estamos em julho, dezesseis jogadores já foram contratados, mas o Coritiba ainda não tem um time decente e o treinador ainda fala na contratação de reforços. Tudo isso em um clube em que a diretoria foi eleita com uma proposta de utilização em massa da base e contratações pontuais, para dar todo o suporte necessário para que a piazada pudesse desenvolver com tranquilidade seu futebol dentro de campo.
E não deixo de lembrar, que após as entrevistas que fizemos com os três candidatos para a TV COXAnautas, achei o Samir Namur disparado como o melhor candidato.
E é justamente aí que entram as críticas, como foram de alerta, não como uma posição política. A política deixo para aqueles que possuem interesse em ocupar um cargo diretivo no clube.
Eu só quero ir ao Couto Pereira e me divertir vendo o meu Coritiba jogar!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)