Falando de Bola
A segunda derrota do Coritiba em uma semana é daquelas que nos deixa muito preocupado em relação ao futuro do time.
Não cabe a desculpa de que o time que entrou em campo ontem contra o Maringá era composto em sua quase totalidade, exceção atual apenas o lateral Marcos Moser, por jogadores reservas.
Isso não se fundamenta a partir do momento em que grande parte do time que foi derrotado, na teoria era para ser titular da equipe Coxa-Branca.
Independente da falta de ritmo ou não de alguns jogadores, é mais do que sabido que no futebol aquele jogador que tem qualidade, consegue mostrar pelo menos um pouco do seu futebol mesmo quando não atua há um bom tempo.
E não foi isso que vimos no Alto da Glória nesta derrota vexatória para o Maringá.
A começar pela dupla de zaga. Nem Alex Alves tampouco Alan Costa, mostraram um futebol capaz de serem alçados a condição de titular. Aliás, quem acompanha o Falando de Bola e/ou os programas da TV COXAnautas já sabia qual era a avaliação principalmente sobre Alan Costa. Mas ao que parece, apenas os homens que o contrataram não sabiam que se tratava se um zagueiro lento, sem condições de jogar no Coritiba, principalmente quando a diretoria falava em fazer apenas contratações pontuais.
Aliás, as contratações começam a ser um caso a parte no Coritiba. De todos os jogadores trazidos até o momento, Cesar Benites, Wellington Simião, Alex Alves, Alan Costa, Pablo e Alvarenga, apenas o argentino mostrou um resquício de qualidade, mas ainda muito pouco para dizer que foi uma contratação acertada. No resto, jogadores limitados que pouco tem a contribuir para o time.
Eu mesmo, no começo da temporada, me iludi com a chegada de Benites e Simião. Achei que seriam dois jogadores que poderiam contribuir. Mas não é isso que está acontecendo. Porém, torcedores podem se iludir, o que não pode acontecer é profissionais da bola trazerem jogadores que não irão render.
Quando muito se falou que a margem de erro teria que ser praticamente zero, o que vemos é justamente o contrário, a margem de acertos nas contratações é praticamente nula.
Ontem, na entrevista coletiva o técnico Sandor Forner disse ser impossível analisar o jogador por uma partida, porém quando se analisa a carreira de um jogador, casos específicos de Alan Costa e Pablo, sabe-se que o que eles tem a oferecer é muito pouco. Mas quem os contratou, parece que não o fez analisando os seus currículos.
Assim, o diretor de futebol Augusto de Oliveira precisa começar a ser cobrado pelo seu trabalho, pois o seu índice de acertos nesta temporada inexiste quando se trata de novos jogadores.
E com contratações equivocadas, a formação do elenco do Coritiba está muito aquém do que a torcida espera, em um ano que a volta para a Série A é fundamental para o clube.
A diretoria tem que louvar realmente os jogadores da base, pois os meninos vem carregando o time nas costas neste início de temporada. Se não fosse por eles, a situação do Coritiba seria muito pior, já que dos novos contratados não se pode esperar muita coisa.
Hoje a TV COXAnautas gravaria dois programas, um deles com Renè Simões, ex-técnico do Coritiba. Com o falecimento de Manoel Carneiro, pai de Marcelo Carneiro, apresentador do programa, as gravações estão suspensas.
A TV COXAnauas retomará as suas atividades em breve.
Expressamos aqui os nossos mais sinceros sentimentos ao amigo Marcelo pela inestimável perda.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)