Falando de Bola
A torcida do Coritiba tem se mostrado dividida em suas opiniões a respeito do momento do time no campeonato brasileiro. Para alguns, os dois empates seguidos, contra o Confiança, no Couto Pereira, e o Remo, em Belém do Pará, são motivos de preocupação observando uma queda brusca de rendimento do time alviverde. Para outros, são resultados que não preocupam, os enxergando como tropeços normais em um campeonato disputado, que deixava evidente que o segundo turno seria mais difícil que primeiro turno.
Independente das opiniões divididas, um fator é de consenso: o Coritiba está em excelentes condições no campeonato e tem tudo para conseguir uma das quatro vagas de acesso à primeira divisão, sendo ainda o grande postulante ao título do campeonato.
Os números mostram isso. Apesar dos dois tropeços, principalmente o empate contra o Confiança, em partida que o Coritiba tinha obrigação de conquistar os três pontos, o clube alviverde tem a quinta melhor campanha nos últimos cinco jogos, com nove pontos conquistados dos quinze que disputou, com 60% de aproveitamento. Dos postulantes a uma vaga no G4, apenas Avaí, com 12, e Vasco, com 11, estão a frente do Coritiba neste período. Outros clubes que brigam pelo acesso estão com rendimento abaixo, como o CRB com 8 pontos, Botafogo com 7, e Goiás com 6.
Se considerarmos os últimos dez jogos, o Coritiba tem a melhor campanha com 21 pontos, aproveitamento de 70%, com apenas uma derrota neste período. Importante lembra que, para conseguir uma das quatro vagas, o Coritiba precisa apenas de um aproveitamento de 33%, que é o desempenho atual de uma equipe que se encontra na parte de baixo da tabela. Para chegar ao título, o aproveitamento tem que ser de 66% nos dez jogos que restam, o que é um desempenho um pouco superior ao que o Coritiba tem nos últimos cinco jogos, quando venceu dois e empatou três jogos.
Os que começam a “perder os cabelos” com o desempenho abaixo nos últimos jogos se preocupam ainda com os jogos difíceis que o Coritiba tem pela frente, como os dois próximos contra Cruzeiro e Vasco, lembrando ainda de jogos contra CRB, Goiás e Náutico fora de casa. Porém, o time alviverde ainda tem jogos completamente possíveis de serem vencidos dentro de sua casa, como os contra Sampaio Corrêa, Operário, Brasil de Pelotas e CSA, fechando o campeonato contra a Ponte Preta, em Campinas.
Se para alguns as coisas estão começando a ficar complicadas para o Coritiba, o que podemos pensar então dos clubes que estão a cinco, seis pontos atrás e até onze como o Vasco, que começa a ser o “queridinho” da crônica nacional e da arbitragem, como vimos na pífia arbitragem do senhor Raphael Klauss no jogo contra o Confiança.
A situação é muito mais complicada para eles do que para nós. Se temos paradas duras pela frente, eles também terão, pois enfrentarão o Coritiba, líder do campeonato com boa vantagem sobre os demais. A pressão estará muito mais para o lado deles do que para o nosso.
A hora é de acreditar, apoiar, empurrar, fechar com o Coritiba. Estamos à beira de um acesso, que poderá ser conquistado bem antes do final do campeonato. Não podemos neste decisivo momento da competição, fazer o que muito querem, que é criar uma atmosfera negativa em torno do que foi construído até aqui.
Independente de futebol bonito ou não, o Coritiba hoje é o time mais próximo de uma vaga à primeira divisão. Os outros que corram atrás de nós. O torcedor coxa precisa acreditar que daqui algumas rodadas vibrará com a volta à primeira divisão.
Juntos, time e torcida, somos mais fortes!
Saudações Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)