Falando de Bola
Bastaram uma vitória sobre o Vasco fora de casa e derrotas dos principais concorrentes, que até o torcedor Coxa mais incrédulo passasse a fazer contas e simulações sobre as chances do Coritiba no campeonato brasileiro.
Tudo bem que alguns mais descrentes ainda continuam com a sua posição de que o Coritiba já caiu e a diretoria teria que começar o planejamento para a Série B, mas o fato é muitos que já não acreditava mais passaram a pensar um pouco diferente depois do último jogo.
Não foi apenas a vitória contra o Vasco, um adversário direto, que pode ter renovado a esperança de muitos, inclusive deste articulista que vos fala, que há muito tempo fala que o nível do campeonato é baixo e que os adversários diretos não possuem um time melhor que o Coritiba. Vários fatores, inclusive a vitória, contribuem para que muitos passem a acreditar que ainda é possível.
Podemos citar a nova diretoria, que trouxe esperança de dias melhores, uma nova comissão técnica que, com apenas dois jogos, já mostra um time no mínimo bem postado dentro de campo e mais aguerrido, os guris Natanael e Guilherme Biro, que vão tomando conta das laterais e trazendo o espírito guerreiro dos “Piás do Couto” para o time, mas principalmente a estima do elenco, que andava tão baixa, mas que está no caminho para ser definitivamente recuperada.
O Coritiba ainda se encontra longe de sair da zona de rebaixamento e só faltam oito rodadas para o fim do campeonato, não podemos esquecer disso. Mas o pouco que se viu contra o Vasco, para quem não tinha nada, já é muito e faz com que possamos acreditar que ainda é possível.
Mas para que o sonho se concretize o Coritiba precisa voltar a vencer dentro de casa. Desde a vitória contra o Atlético/GO, na última rodada do primeiro turno, que o time alviverde não sabe o que é conquistar os três pontos dentro do Couto Pereira. E jogos bons para que isso acontecesse foram desperdiçados. Quem em sã consciência não lamentou as derrotas para Bahia, Botafogo e Goiás, adversários diretos na luta contra o rebaixamento. Nove pontos desperdiçados que hoje colocariam o Coritiba fora da zona.
Portanto, a cota de erros já acabou e agora é preciso esquecer o que passou e começar a olhar para frente, jogo após jogo, sabendo que ainda é possível.
O jogo contra os cariocas deve ser encarado como uma batalha, com o mesmo espírito guerreiro que vimos em São Januário. Cada dividida deve ser considerada como um prato de comida a ser disputado. Cada espaço dentro de campo deve ser buscado como se fosse o último lugar para conquistar. Cada chute ao gol adversário deve ser dado com o máximo de efetividade. Cada jogada do adversário deve ser vigiada com a máxima concentração possível.
Somente com esse espírito de luta, é que os jogadores poderão mudar o rumo de uma história tão sofrida neste brasileirão e deixar o Coritiba no lugar que ele merece estar.
Enquanto houver sol, eu seguirei acreditando!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)