Falando de Bola
O futebol apresentado pelo Coritiba ainda divide opiniões entre os torcedores coxas-brancas. Mesmo com a liderança na Série B e um momento extremamente positivo — são nove jogos de invencibilidade e apenas um gol sofrido nesse período — há quem questione o desempenho da equipe.
Enquanto alguns se mostram satisfeitos com os resultados e a solidez defensiva, outros não conseguem engolir o sofrimento em campo para conquistar os três pontos.
É claro que vencer jogando bonito, com atuações envolventes e goleadas, seria muito mais prazeroso. Mas tão prazeroso quanto é ver o Coritiba na ponta da tabela, abrindo nove pontos de vantagem para o quinto colocado.
Gostar ou não do estilo de jogo é algo subjetivo, questão de interpretação e preferência pessoal. Mas talvez assistir a um time tão eficiente na defesa, que sofreu apenas seis gols em 16 rodadas, seja tão satisfatório quanto ver um ataque avassalador. E é inegável que o sistema defensivo tem sido o ponto forte da campanha alviverde até aqui.
Já li opiniões dizendo que esse bom momento do Coritiba tem "prazo de validade", justamente por conta da limitação ofensiva. Mas eu discordo. Este time está no caminho certo — e não apenas dentro das quatro linhas. O compromisso dos jogadores, o bom ambiente no vestiário e a maturidade do elenco são fatores decisivos na caminhada rumo ao acesso.
A prova disso foi o jogo contra o CRB. Mesmo desfalcado de nomes importantes, incluindo dois jogadores do sistema defensivo, o Coritiba se superou. Viu o adversário ser superior em diversos momentos e teve em Pedro Morisco o grande destaque da noite. Ainda assim, não sofreu gols e conquistou uma vitória importantíssima fora de casa.
A satisfação com o desempenho pode variar. Mas uma coisa é certa: Mozart e seus comandados estão no caminho certo, e cada rodada deixa mais claro que o acesso é questão de tempo.
Saudações Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)