Falando de Bola
Está chegando a hora que eu mais gosto no futebol. Aquela época em que o mercado de jogadores fica movimentado e todo dia tem inúmeras especulações sobre as negociações que estão acontecendo, ou então, que podem vir a acontecer.
E esse momento fica ainda mais prazeroso para um torcedor Coxa-Branca pela expectativa da montagem de um bom time para a temporada em que o Coritiba volta a disputar a primeira divisão do futebol nacional. Obviamente que, em estar entre os grandes, a possibilidade da montagem de um time mais gabaritado é maior, e só isso já causa uma grande ansiedade no que virá a acontecer nos próximos dias.
Na era da internet, fica muito mais fácil para acompanhar a movimentação do Mercado da Bola. Hoje é só abrir o COXAnautas ou as redes sociais e qualquer notícia nova já estará no ar em questão de minutos. Me lembro que antigamente, eu acordava cedo só para ir à banca de jornais para comprar a Tribuna, Gazeta Esportiva e o Lance, periódicos que traziam informações atualizadas todo dia.
A primeira grande incógnita no Coritiba é a permanência ou não de Gustavo Morínigo. Com multa rescisória baixa e valorizado pelo acesso à Série A, é natural que o treinador receba algumas propostas. Pela conduta que demonstrou desde que chegou ao Coritiba, acredito que o clube terá prioridade. Mas a possibilidade de uma proposta vinda do futebol paraguaio, mais precisamente do Olimpia, por exemplo, que passa por um momento ruim no campeonato local, não pode ser descartada. E uma proposta do seu país de origem pode balançar o treinador.
Em relação ao elenco, a reformulação não será pequena. A baixa produtividade do time na reta final da Série B possivelmente acarretará uma análise mais profissional e racional do grupo de jogadores. Fragilidade técnica e questões físicas se sobreporão a aspectos emocionais de gratidão, o que é extremamente importante na formação de um elenco capaz de levar o Coritiba a fazer uma boa temporada em 2022.
As carências no elenco são inúmeras, principalmente se considerarmos a disputa de um campeonato de maior quilate técnico como é a Série A. Em participação na live do COXAnautas após a derrota para o CSA, Gustavo Morínigo apontou como algumas dificuldades durante o campeonato a baixa estatura do time e a falta de velocidade nas transições, que são duas características extremamente importantes no futebol atual.
A diretoria terá grande trabalho para a montagem do elenco, principalmente se considerarmos a concorrência que deverá enfrentar para contratar determinados atletas. Hoje, qualquer jogador que se destaque, logo é procurado por diversas equipes. O fato de o Coritiba ter voltado para a Série A será um bom motivo para seduzir determinados atletas para atuarem pelo clube na próxima temporada, mesmo assim enfrentará concorrência pesada.
Uma das alternativas poderá ser aproveitar do conhecimento da comissão técnica no mercado sul-americano, caso Morínigo e sua equipe permaneçam no Coritiba, para garimpar alguns bons valores para o time.
A única certeza é que os responsáveis pelas contratações no Coritiba terão que ser assertivos na escolha dos jogadores que formarão o time de 2022. Uma boa participação na Copa do Brasil e um campeonato brasileiro tranquilo e sem brigar para fugir do rebaixamento serão fundamentais para que o clube volte a crescer e orgulhar o seu torcedor, que mesmo nos momentos mais difíceis, sempre esteve ao lado do Verdão.
Saudações Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)