Falando de Bola
O ano de 2019 não começou bem para a torcida Alviverde. Fracasso no paranaense, eliminação vexatória na primeira fase da Copa do Brasil para o modesto URT davam indícios de que o ano seria mais uma vez sofrido e longo.
Em abril, perdemos Dirceu Kruger, o maior ídolo da história do clube. O homem que dedicou grande parte de sua vida ao Coritiba e que está eternizado na história do clube, tendo virado estátua em frente ao Major Antônio Couto Pereira.
E quiseram os Deuses da Bola que o falecimento do “Flecha Loira” criasse uma grande simbiose no Alto da Glória com um único objetivo: Fazer o Coritiba voltar para a primeira divisão.
A diretoria baixou o preço dos ingressos e a torcida comprou a ideia, dando como resultado a maior média de público do clube em sua história, com 22.429 pagantes.
Dentro de campo, três técnicos no ano. Argel começou e foi demitido após o vexame contra a URT. Louzer assumiu e chegou a ter um bom momento, mas a sequência negativa no segundo turno foi fatal. Chegou Jorginho, tetracampeão mundial com a seleção brasileira em 94, e arrumou a casa. Manteve em campo quem estava afim de jogo, acertou a defesa, recuperou o meia Giovanni e levou o clube para a Série A.
Assim, time e torcida cumpriram com sua parte e levaram o Coritiba a atingir seu grande objetivo na temporada.
Para 2020 os desafios serão muitos. Voltamos a figurar entre os grandes. Sabemos que não seremos protagonistas, mas pelo menos temos que fazer um campeonato digno, brigando por uma sul-americana neste primeiro ano de retorno à primeira divisão. Nada de brigar lá embaixo. Já sofremos demais com isso. Este ano queremos respirar, encher o Couto Pereira a cada partida e sair de lá feliz.
A cada início de temporada a esperança se renova. E para 2020 isso não será diferente. Teremos o jovem Eduardo Barroca a frente do time. Ainda desconhecido de grande parte do torcedor, tem a grande chance de se firmar com um bom treinador. Esperamos que tenha a consciência de que um bom trabalho no Coritiba poderá levá-lo a alcançar voos ainda maiores em sua carreira.
Nomes começam a ser especulados. Especulações bem diferentes do começo de 2019, quando com um orçamento bem inferior, sabíamos que não veríamos grandes nomes no elenco. Se algumas especulações chegarem a se concretizar poderemos ver um Coritiba diferente e que possa fazer um 2020 bem melhor do que o ano que está acabando.
E será para isso que torceremos, para que o Coritiba de 2020 possa nos dar muitas alegrias e fazer com que o torcedor volte a ter prazer em frequentar o Couto Pereira.
A você, leitor do COXAnautas, quero desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, e dizer que continuaremos juntos aqui no site e na TV COXAnautas em 2020, aproximando-se cada vez mais para discutirmos as coisas do Coritiba.
Um grande abraço a todos!
Ricardo Honório
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)