Falando de Bola
"Não tem dívida do Palmeiras não. Tem um crédito, né, onde o Coritiba tem um valor que pode ser utilizado na hora que o Coritiba quiser, com jogadores que podem vir com salários pagos pelo Palmeiras", contou o gerente de futebol Alex Brasil, em entrevista à Rádio Transamérica. Ele ainda foi perguntado sobre a possibilidade desse crédito ser revertido em valor efetivo. "Estamos estudando isso, não somos nós que operamos essa negociação, claro que transformar esse crédito em espécie seria importante para nós."
A matéria publicada hoje no portal UOL evidencia um pouco do amadorismo com que as coisas são tratadas no Coritiba.
O time Alviverde negociou com o Palmeiras uma de suas maiores revelações nos últimos anos, e em troca pegou uma "esmola" se levarmos em conta a qualidade técnica do jogador, e aí o diretor de futebol, que está mais para um dirigente de suburbana, vem a público dizer que não existe dívida do Palmeiras, mas sim o crédito que o Coritiba pode usar em jogadores.
Primeiro que se existe um crédito é sinal de que ainda existe algum tipo de dívida. O que falta é o clube do Alto da Glória fazer valer o seu direito deste crédito.
A matéria também dá a entender que o Palmeiras já quitou a parte em dinheiro do negócio, portanto o que resta ao clube Alviverde é usar o crédito restante em jogadores. O que não fica claro, aliás transparência é uma palavra fora de moda pelos lados do Couto Pereira, é qual o valor que o Coritiba ainda tem como crédito e que poderia usar em jogadores.
Raphael Veiga foi negociado no final do ano passado, portanto desde lá o Coritiba poderia ter usufruído do seu crédito. A grande carência da equipe era a meia-cancha, e o Palmeiras estava dispondo de alguns bons jogadores para esta posição, como Cleiton Xavier e o gringo Allione, que foram para Vitória e Bahia, respectivamente. O por que do Coritiba não ter trazido estes jogadores, não sei. Talvez tenha sido uma opção técnica do Carpegiani, o que eu acho difícil, pois pelos reforços que foram contratados, acho que o treinador não dispensaria a vinda de um destes meias.
Com o assunto voltando a tona, e a proximidade do início do campeonato brasileiro, o crédito junto ao Palmeiras deve ser utilizado sob a chance de isso não acontecer, seja pela indisponibilidade de jogadores, já que os atletas palmeirenses serão sempre cobiçados por outros clubes, seja pela possibilidade da transformação do crédito ser revertido em valor efetivo, e aí sabe Deus lá como isso será utilizado. Provavelmente para pagar salários dos "reforços" que foram contratados no início do ano. E aí, o crédito se perde em meio ao mar de mediocridade.
Atualmente o Palmeiras tem alguns bons jogadores que poderiam ser muito úteis no Coritiba.
Alguns nomes mais conhecidos como os atacantes Rafael Marques e Alecssandro. Outros menos como o jovem meia Vitinho e o atacante Erik.
Os dois primeiros, com altíssimos salários, dificilmente sairão do Palmeiras. Rafael Marques, inclusive já rejeitou algumas propostas. Para a posição de Alecssandro, o Coritiba já conta com o Kleber e Henrique Almeida.
Já Vitinho e Erik poderiam ser tentados. O primeiro é um meia de muita qualidade. Jovem, subiu ano passado para a equipe titular e tem apenas 19 anos. O seu empréstimo não deve ser difícil, já que no Coritiba o jogador teria a chance de se valorizar. Já o atacante Erik, de 22 anos, é muito bom jogador, de qualidade técnica interessante e bom aproveitamento nos arremates em gol. Revelado pelo Goiás, fez grandes temporadas em 2014 e 2015 pelo time goiano, mas no Palmeiras ainda não confirmou a expectativa em seu futebol. Teria no Coritiba a grande chance de recuperar seu bom futebol e se valorizar.
É provável que Alex Brasil ache que o Coritiba está bem servido de atacantes, mas Erik tem mais futebol que Iago, Neto Berola e Rildo, e poderia ser um bom companheiro para Kleber no ataque Alviverde.
Outro nome interessante é do meia Hyoran, contratado pelo Palmeiras no final do ano passado junto a Chapecoense. Porém, este jogador parece ser mais difícil de trazer, já que o clube paulista pretende lhe dar mais oportunidades.
Se o dirigente Alviverde estiver esperando encontrar a carência do elenco do Coritiba para tentar achar algum jogador no Palmeiras, provavelmente acabará ficando sem reforços e sem o dinheiro da negociação do Raphael Veiga.
E por falar em ficar sem nada, quando que o Coritiba receberá o dinheiro da negociação de Kazim com o Corinthians?
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)