Falando de Bola
Está ficando cada dia mais chato falar sobre o Coritiba.
Se para o torcedor Coxa-Branca, as discussões diárias sobre um time que só tem trazido desilusões é muito difícil, igualmente difícil também é tratar do mesmo tema quando precisamos escrever aqui no site.
Porque alguns comentários responsabilizam o site pelo momento ruim do time e isso desestimula e às vezes a vontade é de jogar tudo para o alto e desistir de manter este canal, cuja única intenção é de informar, como também ser um veículo de troca de ideias e informações entre torcedores, porque assim somos todos nós que circulamos por aqui.
Além da dificuldade com o trabalho voluntário, porque ao trabalho muitos se apresentam como críticos, mas para ajudar poucos se apresentam. E tem sido assim durante anos, só que agora as coisas parecem ficar com um nível de intolerância cada vez maior.
Como se isso não fosse suficiente, agora somos alvo de críticas infundadas e que acabam tirando o prazer que sempre tive por este trabalho. São acusações, criticas e até ironias que em nada contribuem. Pelo contrario, só atrapalham.
O nosso esforço aqui na redação do COXAnautas, na produção de matérias ao leitor do site é diário.
Agrava o problema, o momento ruim do time. Percebo cada vez mais a intolerância em alguns comentários. Para uma turma, nada serve, nada está bom. Se aqui publicamos noticias sobre o time, é com o intuito único de informar o torcedor. Mas para alguns , a informação é o que menos importa. As criticas são feitas, às vezes com nenhuma ligação como texto proposto na informação. A impressão que se tem é que se fosse uma página policial, com relatos de tragédias, seria melhor aceito.
Quando informamos sobre alguma contratação, por exemplo, apenas e tão somente informamos. Não quer dizer que o site foi conivente ou que referendou tal contratação. Nosso compromisso é com a informação. Cabe ao leitor interpretar e tirar sua própria conclusão. Não somos um site oficial do Coritiba. Somos um site de torcedores do Coritiba.
Alguns comentários são realmente desanimadores. Alguns posts viram muro das lamentações. Alguns apelam com xingamentos, desrespeitos e impropérios, que tira a vontade e o prazer que sempre tivemos com o debate saudável. Virou um muro onde estão expostas frustrações pessoais, menos um local para falar do seu time do coração.
Debates inteligentes são cada vez mais raros, sinceramente. Atualmente só ataques. Se você escolheu um lado, e este lado está dando errado, as críticas são maiores e quem se posiciona, vira vilão, responsáveis por esta “draga” que virou o nosso time.
Admiro quem escolhe um lado, seja ele qual for. Aliás, quando escolhemos um lado, seja na política tradicional ou na própria vida política de um clube, nem sempre temos a certeza de que fazemos a escolha certa. Certo mesmo é que temos uma posição. Seja ela qual for. O que não podemos fazer é ficar em cima do muro, votando em branco ou nulo, ou no caso do futebol, não nos apresentar para votar, e depois reclamar e atacar quem optou por alguma escolha. Isso é imaturo e covarde, mas prática muito comum de quem só se apresenta para reclamar.
Aqui no COXAnautas, quem escolheu pelo lado da diretoria atual, tem sido ferozmente atacado como se fosse o responsável pela fase ruim que vive o clube. E isso com apenas três meses de gestão.
A diretoria atual, e não se trata de defesa, tem apenas três meses de trabalho. Apenas faço uso de um raciocínio lógico. Com pouco tempo de trabalho, com o presidente eleito democraticamente através do voto de parte dos associados, vocês acham mesmo que uma campanha pedindo sua renúncia é legítima? Que motivos legais levaria este grupo ( pequeno) a pedir a cassação ou o afastamento de Samir Namur?
Existem denúncias de improbidade administrativa? Alguma prova concreta de que algo esteja sendo desviado em favor próprio, para que o mesmo possa ser destituído do cargo?
A intenção do pedido de impeachment só tumultua o já tumultuado Coritiba.
O que estou vendo, assim como a maioria que pensa de forma racional, são erros no Departamento de Futebol, talvez por inexperiência do presidente ou mesmo incompetência de alguns funcionários.
Mas meu pai sempre me falava, que são dos erros que podemos tirar as mais preciosas lições. O que seria do futuro do time na Série B, se no campeonato paranaense ou até mesmo na Copa do Brasil, tudo estivesse andando as mil maravilhas?
Será que lá na frente, com o time indo mal no seu principal objetivo na temporada, escreveremos que mais uma vez fomos iludidos por uma boa campanha no campeonato regional?
Portanto, ainda penso, que as coisas podem ser consertadas, e torço para que isso realmente aconteça. E que possamos chegar todos felizes ao final da temporada, comemorando a volta do time para a Série A, com um clube saneado financeiramente, com chances de brigar na Série A por algo melhor do que apenas lutar para fugir da segunda divisão.
E não será se digladiando com palavras que isso acontecerá. A torcida precisa cobrar sim, mas de forma inteligente, de forma racional, de uma forma menos intolerante.
Às vezes até entendo o torcedor pela cólera demonstrada em suas manifestações, mas talvez o que falte é mais compreensão e mão na massa. Com todos ocupados em fazer diferente, não sobrará tempo para a irracionalidade.
Por outro lado, essa desgraça toda tem trazido resultados para o site, pois os números de acesso ao site e da TV COXAnautas crescem mais a cada dia, em ritmo acelerado.
E vamos continuar fazendo o nosso trabalho, mesmo com todas as dificuldades diárias e a intolerância de alguns. O COXAnautas está no ar há mais de 20 anos e continuará por muito mais tempo, queiram todos ou não.
Já tivemos debates muito inteligentes e interessantes aqui no COXAnautas. E espero que isso volte a acontecer um dia.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)